sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pela Nariz


Bom dia! Obrigada pelas lindas mensagens de aniversário. Fiquei muito feliz. Vocês fizeram lembrar de minha vida na Solidão. Obrigada pelo carinho e amizade. Hoje vou falar de uma das delicia da nossa região, a batata doce. Quando pequena adorava comer batata doce esmagada com café preto. Morávamos no interior lá não existia padaria, nosso pão do café da manhã era essa deliciosa raiz. Sempre esteve presente na mesa dos gaúchos. Minha mãe fazia ela frita em nosso café da tarde. Meus irmãos chamavam de "pela nariz", por que comíamos muito quente e o vapor fazia cair a  pele do nariz. É apreciada tanto frita, cozida, chimia ou doce em calda. Originário na América Central  é um dos tubérculos mais antigos conhecido pelo Homem. Segundo os historiadores, é consumido desde a pré-história. Foram encontrados vestígios de batata-doce em cavernas peruanas que remontam a dez mil anos.  


  • Conhecida aqui por batata abóbora, essa é maravilhosa para comer cozida ou assada no forno ou lareira nas noites de inverno. Esta é mais doce que as outras.


5aday sweet potato.jpg


  • Essa especialidade de batata doce é mais comum por aqui, tanto com a casca branca ou roxa.


Fonte de pesquisa e imagem:

  • Cozida para comer com churrasco ou com café;


         
Doce em calda
  • Peque umas 5 batatas doce e corte em rodelas grossas;
  • 1/2 quilo de açucar cristal
  • cravo e canela em pedaços
  • água
O passo a passo segue nas fotos, coloque em fogo baixo depois que ferver. Sempre faço em dois dias. Primeiro dia deixo ferver até engrossar a calda, cubro com a calda as batatas e deixo descansar no outro dia dou o ponto de doce em calda.












Chimia

Esse doce é o meu preferido. Passei minha infância comendo esse doce, no pão, na bolacha ou de colher. Esse se apurar mais fica como  um doce, tipo negrinho. 

  • 03 batata grandes cozidas e amassadas;
  • 04 xícara de açúcar;
  • cravo e canela; 
  • água para deixar no ponto do gosto de cada um;
Cozinhe e amasse a batata, coloque açúcar e leve ao fogo, para dar o ponto, vai pingando um pouquinho de água para  não grudar no fundo da panela.









Balinha de goma de batata doce (Essa receita ganhei da moças da colônia)
  • batata doce cozida e amassada
  • 1 caixa de gelatina do sabor e cor a gosto.
Dissolva a gelatina com um pouco de água e misture a batata bate tudo no liquidificador. Coloque numa forma e deixar endurecer e faça as balinhas, depois misture no açúcar. A moça que me deu a receita, me prometei ir até minha casa para juntas fazermos essa receita.


Obs: Fiz e não deu certo quem tiver uma receita de bala de goma, por favor, compartilhe comigo.  Fiquei numa aflição, devo ter feito algumas coisa errada. A família se divertiu com minha atrapalhada receita. Compraram quilos de bala de goma e embalaram e me deram de presente. Isso é muito triste. hahahahah 

  •  A moça que me deu a receita, me prometeu ir até minha casa para juntas fazermos essa receita.


Até a próxima se Deus quiser...

 Anajá Schmitz

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

My birthday


Ola! Espero que todos os queridos amigos e amigas estejam bem e felizes. No dia 15 de novembro foi meu aniversário. Fiz um café da tarde para comemorar com a família. Não gosto de comemorar meu aniversario, não sei o por que. Mas a família sempre comparece para juntos festejarmos. Começamos com um café da tarde para mais tarde apreciarmos o delicioso churrasco.






 O bolo estava feio mas muito saboroso, fiz vários recheio e coloquei uma após o outro. Fiz uma massa de bolo comum e recheie com negrinho; merengue picado, nata, creme de chocolate.

Negrinho
02 latas de condensado;
01 colher de margarina;
levar ao fogo e mexer até formar uma massa bem densa, depois colocar 01 caixa de creme de leite.
Nata
500 gramas de nata
05 colheres de leite condensado;
1/3 de xícara de leite gelado;
05 colheres de chocolate em pó
Bater  até formar um creme.
Creme de chocolate
01 caixa de creme de leite
200 gramas de chocolate amargo
levar ao fogo até derreter o chocolate.
Parti o bolo ao meio e coloquei numa forma de fundo removível, logo após os recheio e a outra parte do bolo. Fiz uma cala para molhar o bolo par anão ficar muito seco.
Calda
05 colheres de leite condensado
1/2 xícara de leite
05 colheres de whisky
misture e molhe a massa do bolo antes de rechear. 


 Bolo de coco
Bolo de caixinha, na forma mesmo coloque uma calda por cima e polvilhe coco.
Calda
1 lata de leite condensado
01 vidro de leite de coco
mistures e coloque por cima do bolo.

 

 Esse sempre é o primeiro a chegar na mesa, chamamos ele de cicerone. Envergonhado o rapaz.
 Minha irmã, cunhado e minha sobrinha, ela é parecida comigo e minha filha é muito parecida com minha irmã, parece que trocamos as filhas. Nós somos inseparáveis.


 Minha sogra, todos pensam que ela é minha mãe, é mais apegada a mim que aos filhos dela. A bruxa veia como a chamo. Mesmo chamando de bruxa ela não me abandona.




Até a próxima se Deus quiser...
 Anajá Schmitz