quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Delicias de Solidão




Paz, sossego, beleza e tranquilidade. Estes são os atributos mais elogiados pelos veranistas que preferem fugir da agitação das praias mais famosas do litoral gaúcho e vem para Solidão curtir as férias. O balneários localiza no extremo sul do Litoral Norte e podem ser acessados pela RSC-101, rodovia esburacada. O motorista tem que estar atento para não estourar os pneus, principalmente os de carros pequenos.




 Essa é a estrada para chegar até a praia de Solidão.
 Esses são os famosos BMTàbua. Cada um com seu designe arrojado.
 
 
 Em nosso litoral há muito navio encalhado. Hoje em dia não acontece mais esses naufrágios.

 Aqui as casas guerreiam contra as areias que conforme o vento mudam de lugar.


E o faceiro pescador, se exibindo com seu troféu. 


 Esses moluscos são encontrados em nosso litoral. Aqui chamado de marisco. Eles são ótimo para iscas. Anzóis com isca de marisco vem sempre com peixe.

 Esse é o marisco. Sua língua é muito apreciada pelo peixes e por nós. Com marisco fazemos vários pratos.  


Marisco ao molho

1/2 kg de marisco limpo
01 cebola;
01 tomate;
1/3 de pimentão;
3 colheres de sopa de farinha de mandioca;
sal e pimenta a gosto .

 Frite a cebola até dourar, acrescente o tomate e pimentão e deixe murchar um pouco e logo após coloque o marisco. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 15 a 20 minutos. Não deixe secar coloque umas 3 colheres de farinha de mandioca e deixe cozinhar mais uns 5 minutos e sirva.



Arroz com marisco
1/2 kg de marisco limpo e fresco;
01 cebola;
2 dentes de alho;
sal e pimenta a gosto;
02 xícaras de arroz;
03 xícara de agua fervente;

Frite a cebola até dourar, acrescente o alho e o marisco, deixe refogar por poucos minutos. Logo após acrescente o arroz e a agua e sal. Deixe cozinhar por uns 20 minutos e sirva.


 

Outra delicia que descobri foi a tatuíra. Usávamos somente para isca, mas uma senhora me disse que era um ótimo petisco  e me deu a receita. O difícil é pegar o bichinho.



Tatuíra frita
Peguei umas 20 tatuíra, lavei bem para tirar a areia e temperei com sal e limão. Passei  elas na farinha de trigo e coloquei a fritas no óleo quente. É muito gostoso.




Até a próxima se Deus quiser...
 Anajá Schmitz

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Farol da Solidão

Olá! Hoje venho lhes trazer a direção de nossa praia, Solidão. Muitos perguntam aonde fica esse paraíso perdido. Aqui segue as coordenadas para encontrarem. Durante o verão mostrarei tudo sobre a nossa praia.


Localização Mostardas, Rio Grande do Sul, Brasil
Coordenadas 30° 42′ S 50° 28′ W
Altura 21 m
Altitude 24 m
Alcance luminoso 19 milhas náuticas
Luz característica Luz: Fl(2) W 12s
№ nacional 3996
internacional G-0612
№ da NGA 18948
№ da ARLHS BRA-100


O Farol da Solidão é localizado no litoral do estado do Rio Grande do Sul, no município de Mostardas, no distrito Doutor Edgardo Pereira Velho. Fica a cerca de sessenta quilômetros a nordeste do balneário de Mostardas e a cerca de cinquenta e cinco quilômetros ao sul de Palmares do Sul.
A primeira instalação de um farol no local, data de 1916 ou anos anteriores, e seria uma torre em ferro. A torre atual, em concreto, teria sido construída em 1924 ou 1949, pelo engenheiro Grécio Cavalcanti[.
É um dos grandes marcos da região,  sua beleza e arquitetura são reluzentes. Porém, o farol, apesar de ainda ativo, não está aberto para visitação. A forma de torre cilíndrica em concreto, com lanterna, galeria e quatro contrafortes ou gigantes longitudinais. Apresenta uma cor vermelha3 , e 21 metros de altura. O plano focal de vinte e quatro metros (setenta e oito pés). Com alcance luminoso atual, em condições normais de transparência atmosférica, é de 19 milhas náuticas.
Em nossa infância, muitas vezes subimos na torre. Era uma grande aventura. Eu subi uma única vez e não consegui descer. O vão entre os andares era maior que minha altura, e meus pés não alcançavam os degraus de ferro. Nesses vão nós éramos amarrados e o faroleiro, conhecido carinhosamente como Trinta, nos ajudava a descer.  Para mim foi um terror, nem a bela vista tirou minha preocupação com a descida. Para subir todos os santos ajudam mas para descer.... Meu deus! Ainda hoje em sonhos, me sinto caindo daqueles farol.


Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Farol_da_Solid%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Farol

Até a próxima se Deus quiser...
 Anajá Schmitz

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Fiambre para praia




Olá, espero que todos estejam bem e felizes nesta linda semana que se inicia. Aqui com tempo nublado, para nossa alegria.
Hoje venho com mais histórias de Solidão. Minha mãe passava mais de mês fazendo coisas deliciosas para levarmos para praia. Doces, lombo de porco frito e guardado na banha e o famoso basculho ( pão torrado). Como manda toda boa tradição, os filhos sempre seguem os mesmos passo dos pais. Aqui estou eu fazendo algumas coisinhas para levar para praia. Hoje com a modernidade já não fazemos tantas coisas. Mas ir para praia da Solidão e não levar pão torrado para comer mergulhado num delicioso café com leite, é não ir a praia. O que entra primeiro na bagagem é famoso basculho.





Cachorrinho

02 xícaras de farinha de trigo;
1/2 xícara de margarina
sal a gosto
1 colher de sopa de fermento químico
água até dar o ponto,
salsichas;

Misture tudo, amasse e abra a massa na palma da mão, coloque uma fatia de salsicha enrole e coloque para assar.




Até a próxima se Deus quiser...
 Anajá Schmitz