terça-feira, 20 de novembro de 2018

Chimia de abóbora


Outro dia enquanto me divertia fazendo uma chimia de abóbora, alguém fazia arte em algum lugar aqui perto de nossa casa e acabou colocando fogo na mata. Senti cheiro de queimado mas, pensei que era a chimia no fogão a lenha. Com os fortes ventos o fogo na mata chegou na beira da cerca rapidamente. Que susto! Os vizinhos ficaram apavorados. Todos ligaram oferecendo ajuda. Alguém deve ter ficado mais nervoso e chamou os bombeiros. Quando chegaram os bombeiros já tínhamos dominado o fogo. Peguei um galho verde de uma árvore e fui batendo no fogo e logo se apagou. Depois da batalha com o incêndio voltei para o doce.
Chima de abóbora 

01 abóbora com casa sem sementes;
1 kg de açúcar;
cravo e canela a gosto;
02 xícara de água;

Fiquei com preguiça de tirar a casca, pois sempre corto os dedos. Cortei pedaços grandes tirei o bagaço. Coloquei numa panela com açúcar e 2 xícaras de água e levei ao fogo médio. Demora bastante esse doce, por isso faço sempre em três etapas. Cada dia cozinho um pouco e no último dia se apura um pouco mais para dar o ponto. Quanto ao açúcar vá provando e coloque mais, conforme o gosto de cada um. Ficou muito bom. Estou viciada nesta chimia. Comemos puro com nata ou pode passar no pão ou na bolacha. A casca fica crocante e muito saborosa.









Até a próxima se deus quiser...
 Anajá Schmitz

64 comentários:

  1. Hmmmmm...ADORO e deu pra sentir o cheirinho daqui! Lindo de ver e saborear também! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Bemmmmmmm é tudo muito bom, desde o doce até às imagens:))

    O nosso amigo Gil António, diz: Queria abraçar-te ... meu amor

    Bjos
    Votos duma óptima Terça - Feira.

    ResponderExcluir
  3. Anajá,
    Imagino o susto,fogo é dose,ainda bem que controlou.Aqui estamos na safra da abóbora,e faço doce também.
    Prá tirar a casca fácil é só mergulhar a abóbora em água fervendo por 3 minutos.Depois descasca macio que é uma beleza.Mas fiquei curiosa com sua receita e qualquer dia faço com casca prá provar.
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da dica, pois sempre que vou tirar a casca acabo me cortando.
      Faz com casca, fica muito bom a casca dá uma crocância no doce.
      Bjos

      Excluir
  4. Não somos muito fãs de doces.
    mas a gente gosta e come pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ser assim, pois sou pior que formiga por doce. Como demais.
      Bjos

      Excluir
  5. ainda bem que acabou bem possa mas esse doce deu agua na boca hummm com paozinho hui hui ja vou buscar ehheheheh bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Anajá!
    Graças a Deus que você apagaram o fogo logo, o estrago poderia ser grande.
    Eu amo doce e abóbora e se tiver coco melhor ainda.
    Gostei da sua receita, simples e deliciosa, vou deixar com a casca da próxima vez.

    Beijinhos, ótima semana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a deus deu tudo certo.
      Essa casca dá a mesma crocância do coco.
      Bjos

      Excluir
  7. Boa Tarde, querida Anajá!
    Deus nos protege do mal do fogo e de tudo.
    O doce deve ter ficado muito bom pois se faz doce e tantas cascas também. Eu gosto.
    Pouca água porque a abóbora mina, entendi.
    Tenha dias venturosos e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus nos livre, é um perigo. Morro de medo.
      Agora descobri que muito açúcar dessora o doce. vivendo e aprendendo.
      Bjos

      Excluir
  8. SE EL MIEDO QUE SE PASA CON EL FUEGO.
    TODOS LOS VERANOS LO TENEMOS Y ES IMPRESIONANTE SIEMPRE POR PIROMANOS.
    EL ULTIMO POR QUERER CABLE PARA SACAR EL METAL.
    FUE EL LA VIA DEL TREN Y FUE IMPRESIONANTE.
    CHAUCITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um perigo. E com o calor e os ventos o fogo se espalha rapidamente. Não pode se brincar com ele.
      Bjos

      Excluir
  9. Fogo na mata não é muito bom.
    Gosto de doces caseiros , essa semana fiz de melancia de banana e amora.
    Acabo dando tudo para amigas e filho ...pois só eu e filho gostamos.
    Estou em casa em Canoas, andei meio stressada por lá, cadela doente, sol escaldante, e minha saúde me pregando peças... gosto ...mas marido não está acostumando.
    e vida complicada, mas tão boa né??? bjssss
    levei um pedacinho do seu cantinho no meu face.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      eu vi no face, fiquei muito feliz. Espero que estejas bem.
      Bjos

      Excluir
  10. Que susto, esse incêndio. Felizmente sem consequências.
    Esse doce me parece delicioso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para terminar com o nervosismo do incêndio comi todo o doce, hahaha
      Bjos

      Excluir
  11. Hoje ao jantar vou comer creme de abóbora.
    Parece que adivinhou.

    ResponderExcluir
  12. Sei bem o que é presenciar um incêndio e o sufoco que é!
    Quanto à chimia ... fiquei curiosa!!!bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pavoroso, morro de medo.
      A chimia é doce muito bom. Pode comer no pão ou com nata.
      Bjos

      Excluir
  13. Não conhecia esse doce mas fiquei bem curiosa! Deve ser uma delícia!
    Ainda bem que não passou de um susto!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade.
      Esse doce, aqui chamamos de chimia, é feito para passar no pão ou rechear bolo.
      Bjos

      Excluir
  14. Mas que doce maravilhoso, não conhecia!
    bjns

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. É maravilhoso, depois deste post já fiz mais três vezes, depois reclamo da balança.
      Bjos

      Excluir
  16. Ola Anajá!
    Esse doce deve ter ficado uma delícia hummmm
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Puxa Anajá,
    Que experiência mais interessante:
    Estar na sua paz ,
    Apagar o fogo na sua paz
    e
    Seguir com esse doce maravilhoso!
    Sou sua fão de longa data.
    Lindas fotos e linda postagem.
    Bjins e feliz fim de semana.
    Bjins
    CatiahoAlc. do Blog Espelhando

    ResponderExcluir
  18. Olá Anajá e caríssimo Dom Alfredo.
    Fiquei salivando ao ver essa panela com esse belíssimo doce de abóbora e com a casca, ainda melhor.
    Faço seguidamente esse doce, porém de bananas. Muitas vezes escolho de três ou quatro bananas, as cascas, passo-as no liquidificador e cozinho tudo "xunto incluído" fica maravilhoso. É rápido de fazer, pois uso uma panela Wok que facilita na eliminação da água, pois é larga e rasa. Pode-se colocar canela em pó, à mistura, dá um saborzinho especial. Também uso o mamão verde para fazer doce em calda ou geleia, e se por ventura queimar o fundo, azar, fica mais gostoso. Outro doce desse tipo que gosto de fazer é o de cenoura. Loucura, loucura, loucura. Fica simplesmente fantástico. Outro que gosto de fazer doce em calda é o de chuchu. Deixe os pedaços contados em uma vasilha com uma trouxinha de cal por uma noite e no dia seguinte... Nem vou falar, apenas vou colocar canela e cravo.
    Visões: Tenho uma amiga de blogue, que mora em outras terras, que quando em vez a vejo sair do edifício que ela mora, desce dois ou três degraus para rua e toma quase sempre a direção esquerda. Como? Não faço a mínima ideia. São flashs inexplicáveis, ainda.
    Tenham um belo final de semana, cheio de alegria e saúde.
    Respeitoso e fraterno abraço ao casal de Osório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou curiosa deste doce de chuchu.
      Quero a receita.
      Abraços.

      Excluir
  19. Dearest Anajá,
    Wow, that was quite a scare for you all.
    Glad it got put out and that you managed to make your favorite sweet candy.
    Lots of work but no doubt worth it.
    Sending you hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  20. Oi Anajá, tua chimia,
    Fez-me lembrar Blumenau
    Ou "schimieren" - nada mau
    No pão, ao início do dia

    Que de barriga vazia
    Na manhã, sobre um jirau
    Ou uma armação de pau,
    Eu, soldado, assim comia!

    E era no bairro Garcia,
    Num quartel de infantaria
    Do Exército Brasileiro

    Onde servi com alegria,
    Patriotismo, e eu sentia
    Prazer e amor verdadeiro!

    Gostei da vida de campo não acampados, mas com todo o conforto que a vida moderna proporciona! Parabéns pela lindíssima casa! Grande abraço! Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, suas palavras me fazem lembrar meu pai, que deixou saudades.
      Abraços

      Excluir
  21. Pelos vistos, essa Chimia é fogo mesmo, cuidado se cuida.
    Pesquisei e vi que é uma espécie de geleia de barrar, untar como a gente diz.
    Tenho uma história verdadeira de lobos para você ler, tendo coragem.
    Beijo e abraço para o Alfredo.

    ResponderExcluir
  22. OI ANAJÁ!
    LENDO TEU TEXTO LEMBREI QUE VOLTAVA DA PRAIA ESTA SEMANA E NA BEIRA DA ESTRADA HAVIA MUITA FUMAÇA E FOGO VIVO NA MATA FICAMOS BASTANTE PREOCUPADOS PORQUE ERA MUITA FUMAÇA E NO VERÃO É UM PERIGO. QUE BOM NÃO TER SIDO NADA GRAVE.
    NOSSA ADOREI TUA CHIMIA DE ABÓBORA AINDA MAIS SABENDO QUE DÁ PARA SE DEIXAR A CASCA
    POIS TIRÁ-LA É BEM COMPLICADO. GOSTO TAMBÉM DE FAZER EM PEDAÇOS, FICA ÓTIMA TAMBÉM.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas brincam com fogo, depois que pega é difícil dominar.
      Essa chimia é minha perdição. Quero fazer em pedaço também, minha mãe fazia ela cristalizada, é uma delicia.
      Bjos

      Excluir
  23. Oie Anajá
    Fiquei com água na boca só de ver a foto...menina, que receita mais inusitada! Adorei a sua visita no blog :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Já me ganhou no fogão à lenha!
    Na casa da minha sogra,em Minas, tem um igual e a comida fica com um gosto sensacional!
    Adorei teu blog!
    Visita, pois, o meu? E siga caso goste!
    Te seguirei de volta!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  25. Hello Anaja, I'm glad they got the fire out in time. We've been having the most terrible fires in California. I really like the brick in the kitchen and the silver tea pots. I've been looking for a copper one. My mom used to have brick in her kitchen, and it was charming. You have a lovely blog, and thank you for following us. I appreciate that. It's nice to meet new friends, and I'm following you as well. : )

    ~Sheri

    ResponderExcluir
  26. Thanks for visiting my blog today....Nice blogs you have ...i follow you ...have a Nice day love Ria 💕

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, Anajá!
    Teu doce deve ter ficado uma delícia. Abóbora é "tudibão", uai!
    Caríssima... gostaria de pedir-te uma ajudinha por um motivo especial. Já estamos em Dezembro, logo o prazo no site vai findar e a vaquinha em prol do meu tratamento da tireóide sequer chegou aos 25% de contribuições. Se você puder me ajudar participando, nem que seja com o mínimo estipulado pelo site (R$ 25,00 que pode ser pago por cartão de crédito ou por boleto gerado - basta copiar a numeração dele e pagar num caixa eletrônico de seu banco pessoal), me será de enorme valia. É fácil, rápido e além de ajudar a mim, indiretamente você também vai ajudar ao Hospital de Amor, em Barretos, onde estou me tratando pois quero doar um pouco pra eles. Posso contar contigo? Se sim, ficarei imensamente grata. O link da vaquinha é este: http://vaka.me/71mtxx Muito obrigada e que Deus lhe devolva em dobro. Grande abraço, moça!

    ResponderExcluir
  28. Oi Anajá!
    Abóbora é deliciosa de varias maneiras, doces então, nem se fala!
    Nossa deve ter sido um susto mesmo! Fogo é muito perigoso!
    Beijo carinhoso, feliz semana!

    ResponderExcluir
  29. Que delicia de receita! Amo abóboras!!! Ótima semana !!! Bjks

    ResponderExcluir
  30. How nice of you to stop by my blog and leave a lovely comment, dear Anaja. It allowed my to find your own blog and this tasty recipe.
    Amalia
    xo

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.