sexta-feira, 13 de junho de 2014

Com o frio vem uma fome...

Olá! Quando se mora longe de tudo e de todos, não se sente as mesmas emoções que o país está vivendo. A Copa ou manifestações por um Brasil sem corrupção isso tudo parece tão distante. Nem parece que vivemos no mesmo país. Fico feliz pelo evento. Possibilita dar a população uma linda festa. Mas revoltada por ver que o resultado da preparação desta festa foi muito roubo do dinheiro dos brasileiros. Alguns brasileiros enriqueceram com a copa, enquanto que escolas, vias pública e hospitais, enfim, tudo está abandonado por nossos governantes. O Brasil das desigualdades! Mas a juventude está vindo com força e muita responsabilidade, não estão aceitando essa corrupção e os desmandos de alguns governantes. Tenho muita fé nesta juventude.
Aqui no campo, seguimos na lida do dia a dia. Fazendo muita arte, tanto na cozinha quanto no galpão.

Essa é a nova paixão do Alfredo, fazer tábuas de carne. Incomodei tanto. Olhe o que resultou. Inúmeras tabuinhas. Em breve alguns exemplares destas tábuas de cozinha estarão a venda na Camponaje.



Essa receita peguei do blog da Adriana, gente, é muito gostoso! O único segredo é temperar bem a carne. Amassei alho, sal e orégano e coloquei na carne junto com suco de limão. Depois coloquei os frios e muita pimenta.








Até a próxima se Deus quiser...
 Anajá Schmitz

terça-feira, 10 de junho de 2014

Chimarrão


Olá! Hoje venho compartilhar uma de nossas tradições gaúcha. O Chimarrão. Um chá tomado de forma diferente, em uma cuia de porongo com uma bomba, que se parece com um canudinho. Esse costume veio com índios que  habitavam por aqui. Antigamente era tomado na cuia de porongo e a bomba era feita de um galho de mamona ou taquara, na ponta se amarrava um pano para filtrar o chá. Logo após veio a bomba de prata com bocal de Ouro. Os mais antigo diziam que a bomba de ouro e prata não deixavam disseminar as doenças transmissíveis do momento. Tanto naquela época e ainda hoje não se toma chimarrão com desconhecido, somente pessoas da mesma família e amigos muito chegados. Ele passa de mão em mão, entretendo e colocando a conversa em dia. Na rodas, o chimarrão é oferecido com a mão direita, e quando a pessoa já está satisfeita agradece e não se serve mais mate aquela pessoa. Se uma pessoa não conhece nossa tradição disser obrigado não vai mais ser oferecido chimarrão. Entre as mulheres o chimarrão é tomado doce, se chama Mate. Enfim o chimarrão é uma forma de socialização e sempre  que chega uma visita se corre fazer um chimarrão.

Chimarrão termo oriundo do castelhano cimarrón, que designa, por sua vez, o gado domesticado que retornou ao estado de vida selvagem, e também o cão sem dono, bravio, que se alimenta de animais que caça.



 O chimarrão é montado com erva-mate moída, adicionada de água quente (sem ferver). Tem gosto mais ou menos amargo, dependendo da qualidade da erva-mate, que, pronta para o uso, consiste em folhas e ramos finos (menos de 1,5 mm), secos e triturados, passados em peneira grossa, de cor que varia do verde ao amarelo-palha, havendo uma grande variedade de tipos, uns mais finos, outros mais encorpados, vendidos a diversos preços. 










Provérbios e ditos populares


  • Chimarrão sem churrasco é laço sem argola ou relho sem açoiteira
  • Mulher ruiva e erva ordinária cedo perdem o gosto
  • Não há mate que não se vire, por boa erva que tenha
  • Por boa que seja a erva, nunca sai bom o mate tomado só
  • Porongo sempre dá cuia
  • O primeiro mate nunca presta








O chimarrão é tema de muitas musicas e poesias





Guri de Uruguaiana, Nosso humorista.




O chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerado "erva do diabo" pelos padres jesuítas das reduções do Guaíra. A partir do século XVII, no entanto, os mesmos mudaram sua atitude para com a bebida e passaram a incentivar seu uso com o objetivo de afastar a população local do consumo de bebidas alcoólicas.


Ate a Próxima se Deus Quiser .. .
 Anajá Schmitz


segunda-feira, 9 de junho de 2014


Olá! Espero que todos queridos amigos tenham passado um maravilhoso fim de semana. Aqui aonde é um lugar muito frio. E nós mulheres sentimos mais frio que os homens. Todas as manhãs para sair para trabalhar faço uma encilha de roupas, são tantas peças umas por cima das outras. Sempre aparece uma blusa velha por baixo do look chique. Quando vi essas dicas me encantei. 


#DIY Fashion


diy?


Neste blog AQUI tem dicas incríveis para embelezar coisas que já temos. 

diy fashion | 20 Interesting DIY Fashion Ideas - Fashion Diva Design


No blog da amiga Mari Rodrigues, esta rolando um mega sorteio. Vamos lá conferir?

                                            Foto: Mega sorteio no Studio Art & Casa.CONFIRA E PARTICIPE!!!http://www.studioartecasa.com.br/2014/06/mega-sorteio-o-studio-leva-arte-sua-casa.html


Ate a Próxima se Deus Quiser .. .
 Anajá Schmitz