quarta-feira, 25 de julho de 2012

Fazer inalações, ventilar locais e beber bastante água são dicas dadas por pediatras.





Com essas quedas de temperatura, como as que aconteceram nos dias atuais, trazem inevitavelmente um aumento no número de pessoas com gripes e resfriados. Logo que os termômetros começam a cair, surgem aqueles conhecidos sintomas como tosse, espirros, coriza, febre e dor de garganta. Existem várias formas de evitar esses sintomas.
Em períodos mais frios e secos, as pessoas devem ficar em lugares com maior ventilação, além de cuidar bem da alimentação, ingerindo muitas frutas, verduras e legumes.
 É essencial que a pessoa beba bastante água. Aquela que não bebe pode ter certeza que terá mais chances de pegar um resfriado ou uma gripe. Não só água, como também sucos de frutas como laranja, acerola, maracujá, pois contêm bastante vitamina C.
Outra coisa que fazemos é ficar em lugares fechados e quentes. Isso é prejudicial à saúde, porque sem ventilação, as chances de pegar alguma doença viral ou bacteriana são maiores.
Para esse frio devemos sempre tomar um chazinho antes de dormir para tirar o resfriado, segundo os mais antigos. Estes chás são recomendados para gripes e resfriados que visa a fornecer ao corpo o que ele precisa para ficar saudável.







Receita 1
Um pedaço pequeno de gengibre
3 dentes de alho
1 limão
1 e meia xícara de água

Lave bem os ingredientes. Em uma panela, coloque o gengibre picado e a água. Leve ao fogo. Deixe ferver por cinco minutos, acrescente o alho picado e desligue o fogo. Adicione o limão em rodelas ou apenas o suco e abafe. Quando estiver morno, coe e beba.

Atenção: Nunca ferva o limão, para evitar o gosto amargo, nem guarde o chá por muitas horas.

   
 
Receita 2
2 folhas de eucalipto
Uma colher de chá rasa de alecrim
Algumas folhas de hortelã
1 e meia xícara de água

Lave bem as ervas, coloque-as em uma panela, adicione a água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue o fogo e deixe abafado. Tome morno. Este chá é excelente para tomar antes de dormir.




Receita 3:          


um litro de água
seis colheres de mel
suco de 5 limões

Modo de Preparo: Ferva a água, adicione o mel e o suco de limão. Mexa por alguns segundos. A infusão deve ser tomada quente para que os seus efeitos realmente aconteçam, aliviando assim as dores causas pela gripe e descongestionando as vias respiratórias. O remédio caseiro possui bons índices de vitamina C, nutriente que combate o propagar das infecções.



Nada melhor de que um chá quente é uma cama quente neste inverno.









  Tenha um ótimo dia.
Anajá Schmitz





2 comentários:

  1. ... e um desses quartos...


    Beijinhus,May

    baonilha.blogspot.com
    @baonilha
    https://www.facebook.com/blogbaonilha

    ResponderExcluir
  2. Goste das dicas dos chás... Minha filha do meio adora tomar anoite uma xícara e com essas receitas eu posso agora variar.

    Bjuuuu!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.