quarta-feira, 26 de junho de 2013

Fabrício Carpinejar


Na visita a Canela, o Alfredo foi participar do encontro anual da FEDERASUL. Neste encontro houve diversas palestras, entre todas, para o meu gosto, a mais esperada foi a do escritor e colunistas Fabrício Carpinejar, ele é um poeta, jornalista e professor universitário aqui do sul, tem diversos livros publicados e também é muito reconhecido por seus blogs. 
Nesta palestra ele falou sobre os relacionamentos, uma ótima palestra sobre a importância do ouvir o próximo. Ninguém quer ouvir ninguém. Ele falou uma grande verdade, como está difícil encontrarmos alguém que nos escute, todos querem falar ao mesmo tempo, é uma guerra de palavras. Salve-se quem puder.
Este jovem rapaz, a seu modo, tentar ajudar a preservar e tornar mais forte os relacionamentos humanos. Um homem que ama e se orgulha de sua família, ele coloca sua esposa como a joia mais rara do mundo. Uma pessoa a ser imitada.


Fabrício Carpinejar

Meu maior medo é viver sozinho e não ter fé para receber um mundo diferente e não ter paz para se despedir. Meu maior medo é almoçar sozinho, jantar sozinho e me esforçar em me manter ocupado para não provocar compaixão dos garçons. Meu maior medo é ajudar as pessoas porque não sei me ajudar. Meu maior medo é desperdiçar espaço em uma cama de casal, sem acordar durante a chuva mais revolta, sem adormecer diante da chuva mais branda. Meu maior medo é a necessidade de ligar a tevê enquanto tomo banho. Meu maior medo é conversar com o rádio em engarrafamento. Meu maior medo é enfrentar um final de semana sozinho depois de ouvir os programas de meus colegas de trabalho. Meu maior medo é a segunda-feira e me calar para não parecer estranho e anti-social. Meu maior medo é escavar a noite para encontrar um par e voltar mais solteiro do que antes. Meu maior medo é não conseguir acabar uma cerveja sozinho. Meu maior medo é a indecisão ao escolher um presente para mim. Meu maior medo é a expectativa de dar certo na família, que não me deixa ao menos dar errado. Meu maior medo é escutar uma música, entender a letra e faltar uma companhia para concordar comigo. Meu maior medo é que a metade do rosto que apanho com a mão seja convencida a partir com a metade do rosto que não alcanço. Meu maior medo é escrever para não pensar.

(trecho de Pais e filhos maridos e esposas II)
Fabrício Carpinejar


Tenham um ótimo dia...
 Anajá Schmitz



11 comentários:

  1. Sempre ouvia falar dele, mas não tinha visto sua imagem ainda.
    que feliz encontro com alguém que vê a mulher como poesia.
    uma ótima quarta feira
    Canela . Eu conheci. Ha muitos anos atrás. trouxe dois casacos que amo. Saindo do R.J. em pleno verão, passei frio em Canela!
    bj
    Zizi

    ResponderExcluir
  2. Oi Anajá, conheci Canela no ano passado, adorei o lugar, mas esta palestra deve de ter sido ótima, o que ele falou realmente é uma verdade, ninguem escuta mais ninguem, eu acho que este é o motivo de eu blogar sabe? Enquanto eu falo, ou tem alguem assistindo tv, ou tem um grupo que um fala na vez do outro e ficam vozes atropeladas e no final ninguem entendeu nada, e o que eu queria falar? Ninguem ouviu, então eu me fecho no meu mundo virtual, aqui talvez alguem se interesse por meus pensamentos, minhas ideias, e aqui eu dou a vez a outras pessoas e paro para ouvi-las, cada uma a seu modo, cada uma com sua ideia. Adorei o seu passeio, vou procurar mais coisas desse escritor pra eu ler. Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Canela é uma cidade muito linda,deve ter sido um lindo encontro
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Anajá eu fiu no blog do escritor e ri muito com a entrevista dele ao programa do Jô, muito legal. Acho que tenho que procurar uma manicure, pois eu que faço as minhas unhas ´´pra alguem me ouvir`` você assistiu a entrevista? Muito obrigada da dica. Um bj.

    ResponderExcluir
  5. Hoje vim te convidar a visitar o FOLHAS DE OUTONO através do Poema LENTES DO MEU OLHAR!
    Que pode ser considerado uma arte,mas que na realidade revela o movimento que tem o teu olhar.
    Peço desculpas por não poder deixar comentário,mas te espero lá para falar de vida e de lente que faz reinar a beleza da luz ...
    bjs e até minha volta recuperada !

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro as coisas que o Fabrício escreve, ele é de uma inteligencia espetacular.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Arajá, gostei de tua visita ao meu blog, como o descobriste?Teu blog é uma delícia, adorei ler sobre o Carpinejar.
    Tb escrevo no wwwescolaparaadultos.blogspot.com ,projeto que frequento já há 12 anos. Dê uma espiada ( se é que já não o conheces...)
    Quero participar do sorteio de teu lindo trilho, mas não sei como fazer...(não domino td em blog ...
    Abraço carinhoso. Meu face é ^:liarauber@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. no conozco a ese señor.pero parece que fue un buen encuentro.
    abrazos y cariños

    ResponderExcluir
  9. Puxa Anajá, que sorte encontrar com o Carpinejar!
    Já li quase tudo o que ele escreveu...adoro suas poesias e a prosa também.
    O texto que você selecionou para o post é lindo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Una reunión interesante, sobre todo por lo que comentas de saber escuchar a los demás.

    Mis felicitaciones por haber tenido la suerte de haber asistido a una reunión anual tan tan interesante

    ResponderExcluir
  11. Anajá, lindo texto e que bacana sua presença nesta palestra. Com certeza é boa ouvinte e ressaltou ainda mais essa característica.
    Abraços e vamos ouvir mais.

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.