segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Chuvarada


Olá, o dia segue chuvoso e frio. E eu sentindo falta do aconchego da casa. Uma pena ter que trabalhar no frio e na chuva. Só me resta mirar os campos alagados ouvindo a musica de José Claudio Machado. 

backyard fire pit. gravel around and framed with adirondak chairs
Country kitchen

Wood Stove.

Milonga abaixo de mau tempo

Coisa esquisita, a gadaria toda
Penando a dor do mango com o focinho n'água
O campo alagado nos obriga à reza
No ofício de quem leva pra enlutar as mágoas
O olhar triste do gado, atravessando o rio
A baba dos cansados afogando a volta
A manha de quem berra no capão do mato
E o brado de quem cerca repontando a tropa
Agarra amigo o laço, enquanto o boi tá vivo
A enchente anda danada molestando o pasto
Ao passo que descampa a pampa dos mirréis
E a bóia que se come, retrucando o tempo
Aparta no rodeio a solidão local
Pealando mal e mal o que a razão quiser
Amada...
Me deu saudade
Me fala que a égua tá prenha,
Que o porco tá gordo,
Que o baio anda solto
E que toda cuscada lá em casa comeu...
Coisa mais sem sorte esta peste medonha
Curando os mais bichados, deu febre no gado
Não fosse a chuvarada se metendo a besta
Traria mil cabeças com a bênção do pago
Dei falta da santinha limpando os peçuelos
E do terço de tentos, nas preces sinuelas
Logo em seguidinha é semana santa
Vou cego pra barranca, e só depois vou vê-la
Agarra amigo o laço, enquanto o boi tá vivo
A enchente anda danada molestando o pasto
Ao passo que descampa a pampa dos mirréis
E a bóia que se come, retrucando o tempo
Aparta no rodeio a solidão local
Pealando mal e mal o que a razão quiser
Amada...
Me deu saudade
Me fala que a égua tá prenha,
Que o porco tá gordo,
Que o baio anda solto
E que toda cuscada lá em casa comeu...
Amada...



Tenha um ótimo início de semana...
 Anajá Schmitz

34 comentários:

  1. amiga querida obrigada por me dar boas noticias...olha acho que EDU , pensou que voce fosse, quando todas já estavam juntas, ele virou pra mim e disse cade a sua amiga da pinhas, ai expliquei e disse que não viria...ah!tá nós vamos lá de avião...né?! srrsrs
    tá bom! ele pegou umas coisas e colocou ao seu lado dizendo que teria que mandar para tia anajá,pois ela não veio e tinha que ganhar uns negocios que a mãe dele fez praz amigas...então tá a zizi ficou rindo deles...enfim coisas de edu...
    beijocas,fique em paz.
    DEUS ABENÇOE A GRANDE FAMILIA.

    ResponderExcluir
  2. Lindo post mas esse nosso tempo tá ruim demais, né? CREDO! bjs,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  3. Uma linda e abençoada semana também!
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  4. Amiga, eu amo passar por aqui...
    Bjssssss e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  5. que frio !!! que tenga una optima semana

    ResponderExcluir
  6. Com frio e chuva só apetece o aconchego do lar e uma lareira!

    beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Suerte con el clima y por acá las lluvias.

    Feliz semana.

    Ale
    Costa Rica

    ResponderExcluir
  8. oi Anaja, aqui no sul frio em chuva...imagens acolhedoras adorei.

    otima semana
    beijo
    Grasi

    ResponderExcluir
  9. A veces, el frío y la lluvia pueden inspirar y dar ideas.

    ResponderExcluir
  10. Estou morrendo de rir da tua briga com a bala de goma kkkkkkkkkk
    Vou experimentar qualquer dia e se der certo te conto, enquanto isso vou aguardar a tua pesquisa kkkkkkkkk
    Aqui estava bem quente mesmo, mas hj o tempo mudou.

    Bjsssssss amiga e uma noite bem maravilhosa p/vcs

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Anaja.
    Cada vez mais rendido ao mundo gaucho.
    Sedutora a terminologia que pouco a pouco vou descobrindo, qual dicionario para perceber o significado pois o sentido esta la.
    O dia a dia de gente sofrida mas brava, na sua labuta incessante, acompanhada por seus cantares genuinos.
    E tao proprios.
    Meus pais, quando chovia, em primeiro lugar era proteger os animais de lavoura, para a imtemperie nao ser madrasta para eles, so depois pensavam neles.
    Adoro a palavra boia, penso que equivalente ca em Portugal, pelo menos na aldeia onde nasci, a bucha, piqueta ou merenda, que se levava no alforge ou bornel, comida quando o tempo de sobra o permitia.
    Afinal, mesmo na distancia, tanta singularidade.
    Obrigda por este mimo fabuloso.
    Abraco grande.

    ResponderExcluir
  12. Muito pouco resta a fazer num tempo como este, muita comida quentinha e uma boa música ajudam a afugentar o frio.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  13. Oi Anajá. Acho super interessante os posts que fazes. Vc sempre exalta a cultura gaúcha. Parabéns pelo post!
    Beijo. Fique com Deus e tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir
  14. Oieeee querida...
    Ai manda um pouquinha dessa chuvinha e desse frio pra cá...
    Por aqui anda bem quente e seco rsrs...
    Linda semana pra você linda...
    Beijinho...

    Francine

    ResponderExcluir
  15. Essas chuvas intensas me faz pensar nos animais que as vezes não tem como se proteger, se salvar.

    ResponderExcluir
  16. Anajá , aprecio muito o frio e a chuva , são dias diferentes para mim .
    Acho o verão , em todo o Brasil , super quente , então aproveito pra curtir bastante o inverno ...
    Belas imagens , especialmente a primeira .

    Bjs , flor , e tudo de bom !!!

    ResponderExcluir
  17. Olá amiga Anajá, passei para deixar o meu abraço e desejar-te uma semana de muita paz e feliz.
    Estou também, regando a minha plantinha da amizade.
    Para ser amigo,
    não é necessário abraçar
    o tempo todo, nem está sempre perto
    Mas amar pelo tempo
    necessário para ser inesquecível e lembrar mesmo estando longe.
    Bjuss,
    Lourdes Duarte

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que belas inspirações de fotos e letra da música muito bonita.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  19. Oi Anajá, obrigada pela visita. O Arroz Di Leite é muito gostoso, com carne seca frita, carne de panela, ovos, e vale a sua imaginação. Um alimento nordestino que aprendi a saborear quando me casei com um paulistano criado no nordeste, pode!! Aprendi algumas coisas com ele e quando dá ponho em prática.
    Beijos

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  20. Ai, como amo chuva!
    Anajá, desculpe se estou sendo indiscreta, mas bateu uma curiosidade: em que vc trabalha, amiga?
    Bjs e linda terça pela frente!

    ResponderExcluir
  21. Também não gosto de chuva e frio,para mim o clima podia reduzir-se a primavera e ao verão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Aaaai só olhando essas imagens já senti uma calmaria..rs
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  23. Com uma chuvinha é sempre gostoso fazer algo que gostamos.Ver um filme,ler um livro,comer bolinho de chuva e por aí vai.
    mas aqui quando chove é mesmo um saco,chove muitos dias e ainda por cima com frio.

    ResponderExcluir
  24. Oi Anajá,

    acho que a chuvarada de ontem está chegando por aqui, a moça do tempo falou da frente fria! Quantas vezes pensei como você quando também trabalhava! Mas, foi bom ter chovido, assim você postou imagens de saudade e pude conhecer esta "toada" tão bonita que retrata a vida sacrificada do boiadeiro! Ainda bem que o sol sempre volta né?
    Tenha um ótimo dia flor.

    Beijão,
    Lu

    ResponderExcluir
  25. Oi Anajá!
    Obrigada!
    :)

    Por aqui o tempo também está bem feio, daqueles que não inspiram e que precisam de muita arte colorido para o dia!
    Essa primeira imagem é bem convidativa para uma roda de chimarrão :)
    bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  26. Olá amiga, por aqui também está terrível!!
    O frio está demais, voltou com tudo e a geada chegou na madrugada.
    Sem sol, os dias ficam mais tristes. Achei que já fosse ver a nossa primavera chegar, mais tem mais um pouquinho de frio por aí.
    Querida, as imagens são lindas, eu amei a primeira, me inspira uma noite de cantorias e viola. Musica boa, chimarrão e um bom vinho para esquentar hummmm.
    Um grande abraço flor.

    ResponderExcluir
  27. Anajá querida, que linda esta primeira imagem,
    menina dá vontade de entrar na tela e aproveitar
    a paisagem, muito linda. Fico feliz com os
    recadinhos sempre carinhosos.
    Acho que já falei na possibilidade de (dois anos
    mais ou menos), irmos marar aí no Rio Grande do Sul.
    Pois é Marido termina o curso e depois mudaremos,
    o bom que sempre podemos fazer amizades novas.
    Eu amo ouvir as músicas que coloca nos post,
    é muito bom conhecer este estado maravilhoso que é
    o seu R. G. do Sul.
    Bjus. Rose

    ResponderExcluir
  28. Anajá querida, que linda esta primeira imagem,
    menina dá vontade de entrar na tela e aproveitar
    a paisagem, muito linda. Fico feliz com os
    recadinhos sempre carinhosos.
    Acho que já falei na possibilidade de (dois anos
    mais ou menos), irmos marar aí no Rio Grande do Sul.
    Pois é Marido termina o curso e depois mudaremos,
    o bom que sempre podemos fazer amizades novas.
    Eu amo ouvir as músicas que coloca nos post,
    é muito bom conhecer este estado maravilhoso que é
    o seu R. G. do Sul.
    Bjus. Rose

    ResponderExcluir
  29. Que imagens lindas!! esse fogo no chão em frente a esse lago dá um desejo muito grande de morar num lugar frio. E que tenha agua. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  30. sempre q dou uma passadinha por aqui fico mais e mais apaixonada com a ideia de morar no campo!!

    ResponderExcluir
  31. Hi Anaja, the first picture is gorgeous and really beautiful. Thanks for sharing this beautiful posting. :))
    Best regards, have a fun weekend.

    ResponderExcluir
  32. Admiro demais teu ufanismo, realçando sempre a cultura da tua terra.

    Transportei-me para a primeira imagem, como não?! Sentei naquelas cadeiras e fiquei um tempo a contemplar o rio...
    Obrigada,

    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.