segunda-feira, 27 de abril de 2015

Apego as boas lembranças

Segundo os chineses a casa é um organismo vivo, por isso, criaram o feng shui. Eles comparam o chi, a energia de luz com o sangue do corpo. Quando alguém tem um ponto bloqueado, o sangue não passa e a pessoa adoece. A mesma coisa se dá com uma casa bagunçada. A energia vital de quem vive nela será prejudicada. Sempre começo o dia organizando o que esta ao meu redor, livrando dos objetos em excesso (isso jamais). É ideal começar pelo criado-mudo, tirando coisas cortantes e livros com histórias pesadas. Isso atrapalha o sono. Depois, passe para o quarto, banheiro, sala... Segundo Mariangela Pagano, consultora de feng shui, não devemos deixar nenhum cômodo com excesso de objetos ou coisas quebradas. Por fim, conserte os vazamentos, troque as lâmpadas queimadas. Você vai sentir uma sensação de bem-estar.
Bah, tento seguir, mas estou longe do item de tirar os objetos em excesso, pois a minha casa tem muitas lembranças de lugares visitados e presente de pessoas queridas,  impossível se desfazer de coisas tão preciosas. Mas tento dar harmonia.
                 








                         
Cada um a sua maneira deve organizar sua casa. É claro que a personalidade de cada um influência na maneira de como, o que guardar e o tanto de objetos que acumula. Muitas vezes queremos organizar a casa, mas não sabemos o que fazer com o que está em desuso. Nos apegamos demais aos objetos. Assim como eu ...
Até a próxima se Deus quiser...

 Anajá Schmitz

39 comentários:

  1. É assim mesmo amiga e na impossibilidade de fazer o desapego do que nos traz boas recordações...harmonizar a seu jeito...é uma boa escolha!
    Gostei da cada recanto e do seu companheirão de quatro patas!!!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Anajá
    A casa tem mesmo vida,a sua é como contar uma história!
    Eu começo o dia a por as coisas em ordem e depois abro sempre
    as janelas aspiro e lavo o chão,todos os dias faço isto,para arejar!
    Tenho pouquissimas coisas,em tudo,desde roupas a moveis;
    Como sou imigrante,procuro desmaterializar sempre,penso que a qualquer
    momento posso mudar e assim facilita minha vida,linda semana para ti,beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oii!Te confesso que amo ter a casa cheia de recordações,acho que dá vida,mas tento sempre manter o equilíbrio.Prefiro a tua decoração do que uma casa sem história nenhuma!bjs e uma ótima semana.
    http://minhaminimansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Anajá!
    Eu acredito muito nos conceitos do feng shui! No outro apartamento onde morava, eu andava com problemas para dormir, fui aconselhada a trocar a cama de posição, pois estava sobre a corrente de água, algo assim, não me lembro ao certo. Depois disso, voltei a dormir bem. Realmente a casa da gente tem energia, os elementos absorvem tudo que é vida que entra nela. Por isso sempre é bom renovar as coisas, doar o que não se usa mais e manter a casa arrumadinha...e os bons fluidos chegam sempre!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  5. Una casa con muchos rincones acogedores!
    Seguro que estáis allí muy felices.
    Besos y feliz semana

    ResponderExcluir
  6. Gosto de vir aqui e olhar sua bela casinha... tuda ajeitadinha, um enkanto! bjss

    ResponderExcluir
  7. your home is very nice! I love the houses full of the souvenirs!
    Hugs
    Monique

    ResponderExcluir
  8. A mí también me cuesta deshacerme de algunas cosas, sobre todo cuando son regalos de personas queridas. Pero a veces no queda más remedio.
    Qué acogedora es tu casa.

    ResponderExcluir
  9. ¡Pues nos encanta la energía y la personalidad que transmite tu casa! Recuerdos, regalos, caprichos... Todos estos detalles son los que conforman el hogar de cada uno y a los que nosotras no renunciaríamos jamás.

    Muchos besos de las dos

    J&Y

    ResponderExcluir
  10. Realmente, amiga Ana, uma casa deve ser despojada, sem excesso de objetos; ambiente limpo, arejado e de cores sóbrias.
    Um abraço. Tenhas uma linda semana.

    ResponderExcluir
  11. mas ja vi que és bem orgabnizada e gosta de tudo bem arrumadinho.
    E este fogão de lenha,meu Deus!! Amo uma comidinha num fogão à lenha Anajá.
    bjs!

    ResponderExcluir
  12. Lindo post e eu também não gosto de atrolhar a casa com o que não é usado. Logo acho destinoi,rs Gosto de mudança de ares!! beijos,linda semana! chica

    ResponderExcluir
  13. Gostei Anajá, sua casa é linda, uma casa atolhada não gosto, dá ideia de desarrumada, beijo amiga

    ResponderExcluir
  14. Oi Anajá, somos parecidas na decoração... Gosto de tudo arrumadinho, mas tenho muita coisa. Não sou nada nada daquele estilo clean, até gosto, mas não consigo...hehehe
    Sua casa é linda, e esse cachorro? Ai, fiquei apaixonada, como se chama?
    Beijos, tenha uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Oi Ana!
      Sua casa é linda!!! Uma decoração rústica intocável! Sabe aquilo que ninguém pode mudar de lugar, porque se vê o carinho de cada objeto decorativo... e não a frieza de comprar qualquer coisa linda mas sem vida e colocar em cima de um móvel! Acho que hoje pela praticidade em ter menos coisas para limpar, tirar pó, também pessoas se mudando rapidamente de lugar faz com que não sobre mais tempo para muitas recordações espalhadas pela casa, diferente do passado, quando a casa da família era para vida inteira, e dai tudo ficava ali permanente, trazendo vida a casa! Por isso admiro demais sua casa linda!!!
      Tenha uma abençoada semana...
      Beijão!

      "Construindo Minha Casa Clean"

      Excluir
  16. Oi Anajá!
    A energia da tua casa flui, só de olhar já dá para perceber. Como teu blog também emana esta emoção...dá vontade de vir aqui, a gente sempre sai melhor. Conheces o Carlos Solano, especialista em Feng Shui e que tem uma página na Revista Bons Fluidos? parece que é ele falando...bjs querida e boa semana!

    ResponderExcluir
  17. Anajá querida,
    Amo a sua casa!Vc tem razão,como desfazer das recordações,é muito complicado...
    eu sou apegada em muitos objetos kkkkkkkk!Uma ótima semana,fique com Deus.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Anajá, sua casa é muito especial, muito família, muito aconchego, com lembranças que lhe dão alegria e proporcionam bem estar à família. Gosto muito das "coisinhas" na casa e quando olho as suas imagens, a sua casa, fico muito feliz e sinto que vocês são muito felizes dessa forma, com muitos carinhos distribuídos pela casa. Obrigada, amo muito seu lado jeitoso, bem feminino e aprendo muito com você, tenha uma excelente semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  19. Não é o caso dos chineses, Anajá.
    Aliás, todos os anos, por alturas da celebração do Ano Novo Lunar, desfazem-se de quantidades enormes de coisas que tinham.
    Tem que sair o velho para entrar o novo.
    Literalmente.

    ResponderExcluir
  20. Como sempre, levanto mui temprano, agora são 5h.40mim, momento em que estou encerrando minhas visitas por diferente blogues.
    Não adianta morar em um palácio se a pessoa não tiver bom gosto, organização e asseio. O Château ou Palácio de Versalhes, durante a época áurea da monarquia francesa era uma verdadeira pocilga, pois em todo o maravilhoso castelo não haviam sanitários, e pasmem-se, mas todas as necessidades eram feitas pelos cantos dos salões, escadarias e corredores, Cheirava tão mal, um cheiro sufocante de dejetos e urina, que foi necessário uma ordem real já quase no fim da monarquia, para que tal Château fosse limpo pelo menos uma vez ao mês. O próprio Rei-Sol, tomara um único banho em toda a vida e tinha a prática de fazer a limpeza do rosto, apenas do rosto a cada dois ou três dias e para isso usava algodão embebido em vinho branco. (Éca)
    O que me chama a atenção em Anajá e o seu bom gosto, Parece que, onde ela põe as mãos transforma as coisas. Parabéns.
    Deixei de ter entulhos em casa, livros lidos podem ser repassados e isto fiz nos últimos cinco anos, e só para a biblioteca do Sindicato dos Professores de Sapucaia do Sul doei mais ou menos dois mil livros e para minha filha, outros duzentos, e não foram livros didáticos, esses foram para reciclagem. Quarto bagunçado, com muitas coisas ao lado da cabeceira prejudica o sono, Quanto menos coisas no criado-mudo, melhor. Terás um sono reparador.
    Teu blogue está mui lindo.
    Parabéns e um grande abraço.
    E para finalizar, costumo responder todos os comentários em meu blogue.
    Boníssima semana.
    À bientôt.

    ResponderExcluir
  21. Olá amiga ! Por aqui também tento aplicar algumas dicas de feng shui.
    Mas confesso quem nem sempre é possível mesmo assim procuro não acumular.
    Gosto de ter o essencial mas claro sem abrir mão de uma decoração com a minha cara .
    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Também acho que não devemos atulhar! Estou fazendo isso precisamente com roupas que só estavam enchendo armários e caixas!
    Sobre os objectos, muitos também guardo e tento aligeirar um pouco. Mas são anos e anos e por vezes custa o desapego do que considero recordações ou aquisições com sacrifício! Muitas coisas ofereço!!
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  23. Pois é, cada pessoa tem os seus gostos e vai tentando à sua maneira...
    Mas está sempre tudo mudando e a ser ultrapassado.
    Não se pode acompanhar esse ritmo.
    Eu já tenho dito que com 47 anos de casada, já a viver das reformas,
    não pudemos estar a fazer grandes mudanças.
    Assim, vou fazendo pequeninas mudanças...
    Bj. amiga.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  24. Por vezes faço uma limpeza a coisas acumuladas, escolhendo as que mais me marcaram.
    Se não fosse assim, já não tinha espaço em casa.

    As tuas fotos estão belíssimas.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  25. Hola Anaja querida !! Yo hay ciertos cosas del fen shui que los uso como por ejemplo de que lugar poner la cama !! La cultura oriental es muy sabía !! Sí casa está llena de vida y de historia

    ResponderExcluir
  26. Otimas dicas Anajá, aqui sempre é organizado
    sem o fen desde muito pequena tenho esta mania.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, Anajá.
    Os orientais têm uma sabedoria especial. Eu confesso que também tenho uma tendência nata para "colecionar" as minhas relíquias, que se prendem principalmente com lembranças, mas, de há uns tempos para cá, estou tentando "desapegar", por uma questão de praticidade para arrumar e para "libertar o espírito" - foi uma necessidade em determinado momento de minha vida. Não é fácil, comecei bem devagarinho, e ainda continuo me aprimorando ;)
    Sua casa é um luxo de bom gosto - rústica, cheia de luz entrando e tanto verde. A sua cozinha me trouxe à lembrança a cozinha de minha avó paterna, aqui em Portugal. Você vive num pedacinho do paraíso, Anajá.

    bj amg

    ResponderExcluir
  28. Boa noite minha querida!
    A casa reflete o que a pessoa é. Tem casas que são pesadas nem os donos conseguem ficar nelas.
    A tua casa replete paz, é linda e cheia de luz!

    Bjs, fique com as bençãos de Deus! ♥

    ResponderExcluir
  29. Oi amiga Anajá, lindas fotos, adorei! ♥
    Tenha uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  30. What a cute little window and puppy

    ResponderExcluir
  31. Que envidia...
    Aynssssssssss

    Besos desde la ciudad del humo y del ruido.

    ResponderExcluir
  32. Pois é isso mesmo!
    Sente-se que viver "arejado" é uma sensação de alívio.
    Mas, que fazer com a história da nossa vida?
    O tal desapego, Anajá!
    Que bem me fez!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  33. Pois é isso mesmo!
    Sente-se que viver "arejado" é uma sensação de alívio.
    Mas, que fazer com a história da nossa vida?
    O tal desapego, Anajá!
    Que bem me fez!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  34. Eu adoro essas fotos de lugares lindos
    e de coisinhas assim
    lindinhas.
    Belissima postagem.
    Aguardo vc la na poesia do
    Espelhando.
    Bjins e otimo fim de semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  35. Hermosas fotos.
    Espero que estés pasando un fin de semana muy pura vida.

    ResponderExcluir
  36. Ola minha flor ,
    venho desejar um otimo domingo.beijocas.As fotos estao muito bonitas.

    ResponderExcluir
  37. Também sou uma que demoro a desfazer das coisas, ainda mais coisas que custaram caro ou aquelas que me foram oferecidas por pessoas que me são queridas!
    Gosto imenso da sua casa.
    Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  38. Obrigado amigo (a). Estou fazendo uma visita ao teu Blog. Meus parabéns pelos teus trabalhos e sucessos. Abraço de Manoel Limoeiro. Recife PE. http://grupounidoderodafogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.