quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Paisagens Perdidas


Autoria: Jayme Caetano Braun

A tarde recolhe o manto,
carqueja e caraguatá;
na corticeira um sabiá
floreia o último canto!
Alargando o gargarejo,
da sanga que se desmancha,
há um eco pedindo cancha
no primitivo falquejo!

A lua nasce num beijo,
prateando o lombo do cerro
e um grilo acorda um cincerro,
do meu retiro de andejo!

Paisagens de campo e alma
perdidas no vem e vai,
soluços do Uruguai
que bebe lua e se acalma:
a noite passa à mão salva,
com ela vem a saudade,
olfateando a claridade
das brasas da Estrela D‘Alva!

Nascem rugas no semblante,
paisagens da natureza
que a força da correnteza
não pode levar por diante;
então exige que eu cante
quando me encontro desperto,
mas sempre que chego perto
meu sonho está mais distante!

Paisagens de sombra e luz,
como é que pude perdê-las?
Ficaram as 5 estrelas
fazendo o “ sinal da cruz “ ! 
































Até a próxima se Deus quiser...


 Anajá Schmitz

28 comentários:

  1. Eu que sou um pouco medricas, não sei se conseguiria superar o medo morando assim sem vizinhos colados e com tanto "mato" ao redor. começava logo a pensar nos animais rastejantes, e nos ladrões que se escondiam nas folhas, e nos mosquitos.
    Sou rapariga de cidade nada a fazer..,
    Beijinhos e dias felizes nesse paraiso.

    ResponderExcluir
  2. QUE LUGAR TAN HERMOSO!!
    Y ESE LAGO,,,NO FALTA NADA..BUENO UNOS PERROS;)
    ES UNA PRECIOSIDAD!!
    QUE LO DISFRUTES.
    CHAUCITOS

    ResponderExcluir
  3. Me faz tão bem...olhar tuas fotos... Sinto alegria...calma...Obrigada,por DIVIDIR...flores, decoração, mato,bicho, gente, família, "EU Q FIZ ",casa,UM BOM CHURRASCO kkk... gosto muito da tua decoração...muito mesmo...eu amo tua ideia de usar garrafas p ENFEITAR: jardim, casa...melhor JARDINS E CASAS...kkk. Tenho o prazer de conhecer teu blog desde o começo do ano passado...só q ainda não tinha comentado...Um abraço e um bjim...

    ResponderExcluir
  4. Me faz tão bem...olhar tuas fotos... Sinto alegria...calma...Obrigada,por DIVIDIR...flores, decoração, mato,bicho, gente, família, "EU Q FIZ ",casa,UM BOM CHURRASCO kkk... gosto muito da tua decoração...muito mesmo...eu amo tua ideia de usar garrafas p ENFEITAR: jardim, casa...melhor JARDINS E CASAS...kkk. Tenho o prazer de conhecer teu blog desde o começo do ano passado...só q ainda não tinha comentado...Um abraço e um bjim...

    ResponderExcluir
  5. realmente è um lugar, encantado, mas como disse a pinta,
    eu também não conseguiria viver,
    porque sou medrosa, me sentiria vulnerável, longe da cidade.


    baci


    blog de decoração

    ResponderExcluir
  6. um post muito bonito as fotos falam por ele gostei muito parabens bjs

    ResponderExcluir
  7. A casa é lindíssima.
    E o local onde se encontra também.
    Bfds

    ResponderExcluir
  8. Fotografias maravilhosas, a casa está muito bonita e o local uma verdadeira beleza da natureza.
    Um abraço e bom fim-de-semana.
    Andarilhar || Dedais de Francisco e Idalisa || Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  9. Oi Anajá!
    Delícia de casa!!! Linda...
    Beijos

    construindominhacasaclean.com

    ResponderExcluir
  10. Lindas palabras combinadas con bellas fotos. Combinación perfecta.

    ResponderExcluir
  11. adoraria morar num lugar como esse com toda essa paz e tranquilidade bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  12. Anajá querida, sua casa sempre linda e aconchegante, né? É sempre um prazer visitar o seu blog. um abençoado fim de semana.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  13. LINDA SUA CASA,UM SONHO DISTANTE PARA MIM QUE MORO EM ALGUNS METROS QUADRADOS RSRSRS,

    ResponderExcluir
  14. Olá caríssima Anajá.
    De Jayme Caetano Braun tudo o que disser será redundante, é ótimo, porém deixo aqui meus parabéns pela belíssima casa, com uma decoração cinematográfica, meus parabéns e que tenhas um belíssimo final de semana junto ao esposo e filhos. Terno e respeitoso abraço.

    ResponderExcluir
  15. O seu espaço é maravilhoso!
    Sente-se felicidade no ar na beleza e no trato que emana de cada recanto!
    beijinho

    ResponderExcluir
  16. Quanta sensibilidade para descrever o entardecer no campo, num lugar distante e pitoresco. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Isso que é casa "com alma". Cada canto conta algo: "paisagens da natureza que a força da correnteza não pode levar por diante"
    Passaria tardes com um café e bolo.

    ResponderExcluir
  18. Dearest Anajá,
    Love always your cozy and warm home with so much labor of love by yourself and your husband.
    To me, that creates a 'happy' home!
    Sending you hugs for a happy weekend.
    Mariette

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga, post lindo. Tudo por aí é lindo demais!
    Vou te passar um e-mail!
    Bjssss p/essa família linda

    ResponderExcluir
  20. Quero te convidar para visitar o meu blog Café Feminices, estava parado e resolvi reativar. Tem um texto para leitura e debate lá - semana da mulher - se puder deixe sua opinião. Bjs

    http://cafefeminices.blogspot.com.br/2017/03/mulheres-que-reclamam.html

    ResponderExcluir
  21. Oi Anajá,
    Já tinha visto fotos de sua casa por dentro, principalmente da cozinha, mas é a primeira vez que vejo fotos da fachada. Que casa linda! Que morar aí!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Anajá, é a Vi,um poema digno das fotos maravilhosas, esse lago é uma inspiração, sua casa é um sonho.
    Boa semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir
  23. Ola!
    Adoro a sua casa! me trás muita paz e tranquilidade ver fotos dela.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  24. Confesso que tenho vontade de conhecer esse teu cantinho..amei a cortina! bjssssssss
    boa semana!

    ResponderExcluir
  25. Oi boa noite adorei a poesia parece que estava ouvindo meu tio Jarbas declamar ele era poeta repentista e nós deixou no ano passado.
    Adorei as fotos sua casa é uma graça beijos e uma ótima semana.
    Eliane Lima

    ResponderExcluir
  26. Minha querida vc esta no paraíso,parabéns esta tudo muito lindo, beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.