sexta-feira, 31 de julho de 2015

Entardecer


O entardecer me deixa nostálgica. Quando se encerra o dia parece que alguma coisa se perdeu e vem o pensamento dos tempo passado em Solidão. Sinto o cheiro da terra e ouço o mugidos das vacas no mato. E tudo acontece no entardecer. Uma vez me pai matou uma vaca, pois elas eram criadas para nos alimentar com leite e carne. Ele carneou no campo perto de um mato. Mas limpou tudo e ficou um resto de sangue no chão que eles colocaram terra por cima. Ao entardecer o gado veio para perto de onde tinha sido carneada a vaca e começaram a cavar e a berrar em lamento. Foi uma cena muito triste de ver. Depois daquilo meu pai levava para um matador que tinha por lá. Meu pai era um grande homem, tinha muita sensibilidade e grande respeito pelos animais.








Quando nos conhecemos, eu e Alfredo, ele colocava uma fita cassete no fusquita e me levava para passear pelas ruas de Porto Alegre ouvindo as músicas da Califórnia da Canção Nativa. Parávamos para ver  o por do sol no Guaíba em Ipanema. E quando saiamos do carro ele declamava essa linda poesia para mim. O Bochincho.
Bochincho
Jayme Caetano Braun

A um bochincho - certa feita,
Fui chegando - de curioso,
Que o vicio - é que nem sarnoso,
nunca pára - nem se ajeita.
Baile de gente direita
Vi, de pronto, que não era,
Na noite de primavera
Gaguejava a voz dum tango
E eu sou louco por fandango
Que nem pinto por quirela.

Atei meu zaino - longito,
Num galho de guamirim,
Desde guri fui assim,
Não brinco nem facilito.
Em bruxas não acredito
'Pero - que las, las hay',
Sou da costa do Uruguai,
Meu velho pago querido
E por andar desprevenido
Há tanto guri sem pai.

http://letras.mus.br/jayme-caetano-braun/570674/

Neste vídeo, esta poesia é declamada pr Jaime Caetano Braun.



Até a próxima se Deus quiser...

 Anajá Schmitz


26 comentários:

  1. O entardecer é mágico e mexe conosco! Lindo post e fotos! bjs ainda praianos(quase acabando!), chica

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oie... Que lindo isso...
    Reapeitar os animais...

    Me da uma paz olhar seu cantinho...
    Foca com Deus...
    Beijokasssss...

    ResponderExcluir
  4. Oiê...
    Muito lindo o respeito de seu pai pelo animais...

    Seu cantinho me da uma paz...

    Fica com Deus...
    Beijokassss...

    ResponderExcluir
  5. Lindo post amiga.Respeitar os animais é uma dádiva,parabéns ao seu papi.Bom fim de semana.Beijo.Valéria.

    ResponderExcluir
  6. Esa hora en que ya no es de día pero tampoco es de noche es mágica. Me invita a la reflexión.

    ResponderExcluir
  7. Suas imagens são lindas, suas memórias de família,
    muito bem constituída, são lembranças da saudade,
    do que mais lindo viveu. Você venceu!!!
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga Ana, entendo pouco de música campeira, mas sei que o Sr. Jayme Caetano Braum foi um grande cara, aliás, um grande pajador.. Quando você descreve cenas e episódios vividos nesta sua vida junto à natureza eu fico a pensar comigo: quantas pessoas vivem correndo neste mundo atrás de uma vida que valha a pena, mas nunca olharam com os olhos da alma um pedaço de mato, uma árvore, um regato atravessando o campo; enfim as maravilhas naturais que Deus nos deu.
    Um abração. Tenhas um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Bonito post,los atardeceres invitan a la melancolía!
    Muchos besos

    ResponderExcluir
  10. Fiquei encantado com a beleza das fotografias.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Ah que post lindo !! As fotos, a história, a delicadeza !!!
    É sempre um deleite vir aqui...

    Bjus 1000 sua linda e um finde maravilhoso pra ti e toda tua família !!

    ResponderExcluir
  12. Dearest Anajá,
    Yes, for me too, the evening is the SUM of the entire day and we ponder and cherish thoughts before we go to bed and dream about the beauty of the day...
    Hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  13. Lindas as cores do anoitecer num ambiente tão bem cuidado. Gosto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Um entardecer mágico tal como o ambiente envolvente cheinho belas recordações.

    Magníficas fotos.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Belas imagens como sempre e uma história comovente! bj

    ResponderExcluir
  16. Anajá querida,
    Amo o entardecer suas fotos sempre belas!Amei a poesia!Uma maravilhosa
    semana,fique com Deus.
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  17. Boa semana, Anajá.
    Estou de volta que as férias já acabaram :(

    ResponderExcluir
  18. Hi Anaja, I really love your beautiful place. Very nice decoration and you kept it so well. Excellent.

    Have a lovely week ahead,regards.
    Amelia

    ResponderExcluir
  19. Olá amiga comogosto de ver sua linda casa. Que delícia de lugar tão maravilhoso.
    Sabe eu gostaria muito demorar no campo emumlugar tranquilo longe da cidade grande. E estetemsido um desejomeu e do marido.
    Provalvemente depois que nossa pequena crescer e tomarseu rumo ai sim vamos procurar um cantinho assim para viver.
    Eu tenho estadomuito cansada e estressada com barulho de visinhos muito próximos e de buzina de carro sem falar nas barulhentas motos. Mas por enquanto fica o sonho né.Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  20. Essas fotos do local que vc mora, são bonitas. Muito bonitas.
    E os cães de guarda. De olhos em ruídos que aparecem, não é?

    A história da morte do boi, me deu pena. Do seu pai e do boi.
    E eu sei que a gente vive de comer essa carne.

    ResponderExcluir
  21. Anaja, sou apaixoanada pela tua casa.....quanto aconchego.

    beijooo
    Grasi

    ResponderExcluir
  22. Anajá, que entardecer lindo! Mexe com nossos sentimentos.
    Lindo post e suas fotos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. ANAJÁ..... ADORO SUA CASA..... UM PARAÍSO.....
    BEIJINHOS
    FATY
    PROSATRECOSECACARECOS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.