sexta-feira, 27 de maio de 2016

Mocoto

No inverno o mocotó é famoso por aqui. Foi a primeira comida que aprendi a fazer. Uma vez, eu e meu pai ficamos solitos em casa, não tinha nada pronto para comer. O que ele inventou? Um mocotó. Começamos cedo da manhã a ferver tudo. Dois inexperientes na cozinha. Demorou uma eternidade para cozinhar, só ficou pronto no início da noite. Quando o resto da família chegou, se assustou com nosso cardápio. Este prato usa a pata de vaca e o mondongo. O mondongo tem que ser tudo bem picadinho, mas nós fizemos uns baitas pedaços e não tiramos os ossos da pata da panela. Cada servida era uma barulheira dos ossos caindo no prato. Foi uma folia. Mas hoje em dia, fazemos diferente. Não uso mais a pata de vaca. Tornou-se difícil conseguir. Aqui vai a receita mais simples.


Ingredientes

1 kg de mondongo (aqui chamamos de bucho também)

500 gramas de feijão branco;

1 kg de linguiça defumada;

Cebola, alho, sal, pimenta.

Primeiro cozinho mondongo na panela de pressão até ficar macio. Corte em tirinhas finas; Reserve. Logo após cozinhe o feijão branco em panela de pressão, reserve. Numa panela grande, frite a linguiça depois coloque o resto dos temperos. Junte o feijão e mondongo. Deixe ferver e sirva com ovo cozido picado e tempero verde.




Isso me fez lembrar um fato. Fomos visitar meu irmão que mora em Santa Catarina. Ele saudoso de nossa terra, me pediu para fazer um mocotó. Fui ao mercado, faceira, comprar o mondongo. Corri a cidade inteira atrás de maldito bucho. Ninguém tinha! Voltei muito contrariada. Bah! Essa cidade não tem bucho! Foi só riso e gozação em cima de mim. Lá o nome do bendito bucho era outro. Chamavam de "fato". Essa regionalidade nos faz passar trabalho...








Até a próxima se Deus quiser...


 Anajá Schmitz


21 comentários:

  1. Que fotografias deliciosas até me abriram o apetite.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Olhares bem apetitosos e mais uma sugestão a fazer!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Não conheço esse prato...não sou boa cozinheira. Pessima por sinal kkkk..Ana vc mora em que cidade? bjs.

    ResponderExcluir
  4. Mas que bonitas fotos tudo tao bonito gostei mt dos pratos mt bonitos adorei este post bjs bfs

    ResponderExcluir
  5. Dearest Anajá,
    That is a good home cooked meal!
    Happy weekend to you and hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  6. Anajá,
    Aqui vende nos bares, eu amo mocotó nesse tempo frio!
    Suas fotos estão super convidativas!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  7. Com esse apetitoso manjar,
    você já me está convidando
    para eu a ir no campo visitar
    em aceitar o convite estou pensando!

    Boa noite, bons sonhos e bom fim de semana,
    um abraço para você, amiga Anajá,

    ResponderExcluir
  8. QUE RIQUISIMO!!!!
    DAN GANAS DE SENTARSE A COMER ,ES UN LUGAR MUY LINDO.
    CHAUCITO

    ResponderExcluir
  9. Um prato bem quente para aquecer no inverno !!!
    Parece bem bom !!!
    Bom fim de semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  10. Parecida com uma feijoada que se faz aqui em algumas regiões.

    As fotos estão magníficas.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Anajá, as regionalidades nos pregam peças...
    Não sei se é a mesma coisa, mas conhecia como "caldo de mocotó", um caldo feito do tutano do boi e muito bem temperado. Já o bucho ou buchada, conhecia como dobradinha e no restaurante era servida como prato principal, às terças-feiras.
    O mocotó ou a dobradinha bem preparada é uma delícia e aquece mesmo...
    Suas imagens nos deram vontade de sentar à mesa!
    Excelente final de semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  12. Oi Inajá! adoro um mondongo, só eu...por isso quase não faço.
    adorei sua mesa de mto bom gosto! bjssss

    ResponderExcluir
  13. La comida más rica es la que se comparte con los que más queremos, y esta debe haber sido deliciosa.

    ResponderExcluir
  14. É um prato bem forte,saboroso e perfumado!
    As fotos ficaram otimas,feliz Domingo,
    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Hola Anaja querida ,, que delicia de plato,, espero que tenga un buen comienzo de semana
    Cariños

    ResponderExcluir
  16. Oi Anaja!
    Menina, achei o nome do bucho bem estranho, é a primeira vez que leio, o "fato" já conhecia, faço bem parecido com o seu, as vezes alterno além do feijãp branco com fava ou batata.
    A mesa ficou um arraso! Só faltou me chamar rsrsrsrsrs.

    Uma semana luz para vc e família!

    Bjosssss

    ResponderExcluir
  17. Nunca comi.
    Mas tem bom aspecto.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  18. Olá Anajá, desconheço por completo esse prato, mas pelo aspecto deve ser muito saboroso :-) Aquela panela fumegando deu cá uma vontade de provar... Beijinhos grandes***

    ResponderExcluir
  19. E se vier a Portugal, vai ter de procurar por "dobrada". Porque bucho é outra coisa.
    (Adoro o seu blog)

    ResponderExcluir
  20. Assim o inverno fica bom e quentinho!

    ResponderExcluir
  21. Anajá, me parece bem perfumado, tudo vai feijão branco, eu gosto.
    As fotos passam um local bem aconchegante.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.