segunda-feira, 22 de setembro de 2014

20 de Setembro


É a data mais importante para nós gaúchos Neste dia comemoramos os ideais da Revolução Farroupilha. Essa revolução se deu por melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul.

O estado do Rio Grande do Sul vivia basicamente da pecuária extensiva e da produção de charque, que era vendido para outras regiões do País. No início do século XIX, a taxação sobre o charque gaúcho tornava o produto pouco competitivo, e logo o charque proveniente do Uruguai e da Argentina passou a abastecer esta demanda.
Alguns estancieiros, em sua maioria militares, propuseram ao Império Brasileiro novas alíquotas para seu produto, a fim de retomar o mercado perdido para os vizinhos do Prata. A resposta não foi nada satisfatória. Indignados com o descaso da Corte e cansados de ser usados como escudo em várias guerras na região, os gaúchos pegaram em armas contra o Império.
Em 20 de Setembro de 1835, tropas lideradas por Bento Gonçalves marcharam para Porto Alegre, tomando a capital gaúcha e dando início à guerra. O governador Fernandes Braga fugiu para a cidade portuária de Rio Grande, que tornou-se a principal base do Império no estado.
Em 11 de Setembro de 1836, após alguns sucessos militares, Antônio de Souza Netto proclama a República Rio-Grandense, indicando Bento Gonçalves como presidente. O líder farrapo, no entanto, mal toma posse e, na Batalha da Ilha do Fanfa sofre uma grande derrota e é levado preso para o Rio de Janeiro, e logo em seguida para o Forte do Mar, em Salvador, de onde fugiria espetacularmente.
A revolução se estendeu por dez anos e teve altos e baixos para os dois lados. Um dos pontos altos foi a tomada de Laguna, em Santa Catarina com a ajuda do italiano Giuseppe Garibaldi, em 1839. Finalmente os farroupilhas tinham um porto de mar. Ali foi fundada a República Juliana (15 de julho de 1839).
Após dez anos de batalhas, com Bento Gonçalves já afastado da liderança e com as tropas já muito desgastadas, os farrapos aceitam negociar a paz. Em fevereiro do 1845 é então selada a paz em Poncho Verde, conduzida pelo general Luís Alves de Lima e Silva. Muitas das reivindicações dos gaúchos foram atendidas e a paz voltou a reinar no Brasil.
A Revolução Farroupilha é marco inicial da cultura gaúcha. É a partir dai que nosso povo gaúcho estabelece nossa identidade, nossas tradições e nossos ideais de liberdade e igualdade. Hoje a cultura gaúcha é reverenciada não só no estado, mas no país e no mundo, através dos milhares de CTGs (Centro de Cultura Gaúcha) espalhadas por todos os cantos. E a cada 20 de Setembro, o gaúcho reafirma o orgulho de nossas origens e o amor por nossa terra.


Revivendo as tradições
acampamento farroupilha

Foto: Dani Barcellos / PMPA Acampamento Farroupilha da Copa mostra cultura gaúcha para turistas

Acampamento Farroupilha

Acampamento Farroupilha

Parque Harmonia |  Foto: Ricardo Stricher/PMPA |  Homenagem da Foxter Cia. Imobiliaria |  http://www.foxterciaimobiliaria.com.br
Fonte

O mais lindo de nossa tradição é ver o gosto e o respeito de nossos jovens pela nossa cultura. 


Até a próxima se Deus quiser...

 Anajá Schmitz

12 comentários:

  1. Boa retrospectiva histórica.
    Abraço e viva o Rio Grande do Sul!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. magnífico reviver da história.

    Há tempos passou aqui uma novela cujo tema era precisamente a Revolução Farropilha.

    As fotos estão magníficas.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito lindo teu post! Bela homenagem! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela cultura tão rica, e em especial pelo seu amor por ela, isso é louvável. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gosto de ver o amor dos gaúchos por essa tradição!
    Também aprendi a amar essa terrinha , principalmente as músicas!

    Bela primavera pra ti! bjss

    ResponderExcluir
  6. Estamos sempre a aprender.
    Não conhecia minimamente estas tradições.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Anajá!
    Considero muito importante o cultivo de tradições. Acho que todas as culturas deveriam trabalhar isso nos jovens. Imbui respeito, estreita laços familiares, ensina... Muitos não sabem de como conseguem levar a boa vida de hoje e tudo se deve aos esforços de nossos ancestrais.
    Boas fotos!

    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir
  8. Muy bellas las tradiciones que tienen, la diversidad es enorme y divertida a la vez.
    Saludos desde Costa Rica hoy martes.

    ResponderExcluir
  9. Anajá,
    muito bom saber um pouco dessa cultura, ainda bem que as tradições
    continuam, adorei o texto e as fotos tbm!

    Bjs, ótima semana ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Anajá me encanto com as histórias e tradições de seu povo. Me encanto mais ainda, em vir aqui e sentir o amor que tem pela sua terra, ao ler em seu blog a cultura preservada e respeitada por todos, as lutas para que nada se perca. Obrigada por compartilhar, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  11. Oi Anajá!

    Me mudei então estou sem internet, está difícil ficar sem acompanhar os meus blogs preferidos, como o seu.
    Mas hoje vim rápidinho para te prestigiar aqui.

    Um super beijo

    ResponderExcluir
  12. Muito legal! Eu só lembrava desse dia na época da escola. legal vc compartilhar pra todos :)

    K!

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.