segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O que será deste país?

                                                                                                                                               
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ministro Dias Toffoli, afirmou que essas eleições foram as mais tranquilas dos últimos tempos. Quanto ao processo de votar sim, mas também foi umas das eleições mais decepcionante para os brasileiros, principalmente do Sul do país.
Enquanto uma boa parte do Brasil não conseguiu esconder sua revolta sobre a questão da Corrupção no governo, a outra parte, se esforçou em manter o governo atual, revivendo a política do dando que se recebe, tendo em vista as mais diversas formas de compra de votos intituladas de “bolsas” seguidas de ameaças de extinção destas famigeradas “distribuição de renda” a moda Robin Hood, com a diferença de que quem fica com a maior parte são os que se dispõe a dar a maior “contribuição” partidária.
Assim o Governo Dilma vai se mantendo no poder para dar as migalhas para o povo e ficar com a maior parte dos absurdos impostos a que somos submetidos.
Esse fato, deixou mais evidente a disparidade entre as regiões econômicas do Brasil, fazendo ressurgir um desejo adormecido, o “Apartheid”. 
No século XIX, os gaúchos travaram uma longa batalha contra o Império do Brasil durante a Guerra dos Farrapos. Esse episódio histórico, pregava o separatismo do Rio Grande do Sul em relação ao resto do Brasil, exatamente por discordar das decisões políticas de protecionismo ao norte, em detrimento ao sul do país, que pagava altos impostos e tinham parcos serviços a disposição, sem ao menos ter o reconhecimento do governo central.
Assim como na instituição familiar, o filho mimado tem mais dificuldades em superar sua fraquezas, exatamente por não ter de se esforçar, o que não é tutelado e assistido, tende a se sobressair pela sua própria força, acentuando ainda mais essa disparidade entre os irmãos e, por analogia, as economias regionais. 
A existência de movimentos para a constituição de um estado independente no sul, não é novidade alguma. Há os que sonham com a construção do país Farroupilha, a República dos Pampas, ou o Estado Rio-Grandense.
Há também os catarinenses e paranaenses que compartilham ideais separatistas e lutam pela criação de uma união federalista entre os três Estados, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, para formarem um só país, já que nossas riquezas são distribuídas além de nossas fronteiras.
Hoje temos um Estado falido, a estrutura Estatal está corrompida, não temos infraestrutura viária, a saúde e deficiente, e o pior, o futuro está comprometido pela falta de incentivo na área da educação, que antes em nosso Estado, era referência a todo país, e hoje, é a vergonha nacional. Temos alunos do curso superior que não sabem escrever corretamente a nossa língua pátria. Deve-se re atentar neste comentário, a mera visão panorâmica da conjuntura política imposta principalmente pelo governo central, e não se tem pretensão alguma de discriminar a sociedade brasileira em geral, pois é justamente a mais prejudicada pela política do "é dando que se recebe".
Desculpe o desabafo. Em nossa vida simples do campo, parece que nada disso nos afeta, mas mexe com nossa alma e nos torna prisioneiro de algo oculto. Nossa rotina continua a mesma, todavia nos faz ver como somos pacatos e passivos...   






 




Até a próxima se Deus quiser...

 Anajá Schmitz


41 comentários:

  1. Acontecem coisas que nos revoltam, mas será que nossa revolta vai mudar alguma coisa? Isso só faz mal a gente.
    Faço o possivel, o impossivel deixo pra lá.
    Salivei com esse pão caseiro.
    Aproveito para desejar uma ótima semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente revolta faz mal sim, temos que lutar por melhores condições ao nosso povo, todos sofrem, todos nós estamos abandonado, principalmente o Nordeste. Obriga também lhe desejo uma ótima semana.

      Excluir
  2. Ola querida,isto tudo que falas-te é uma triste realidade.Sinto muito.Que Deus cuide da nossa patria.Delicia tua Mesa,beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Comprendo tus preocupaciones e incertezas Anajà. Por aquì es lo mismo. Una decepciòn cuando se ve que los cambios nada cambian siguen los privilegios y los que pagan las consecuencias de la crisis son los mismos, pero en fin...

    Tu mesa es una maravilla con ese pan artesano y mermelada.
    Que disfrutes tu bella casa. Felices dìas!

    ResponderExcluir
  4. Questionamentos que nos acompanham na decepção e desesperança!! bjs, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou uma leitora de alguns blogs, nunca comento mas hoje não poderia deixar de comentar no seu. Sou do Espírito Santo primo pobre da região sudeste, estado lindo e abandonado por esse governo que está no poder há 12 anos e recebi essa mensagem:
    '50% do país está feliz enquanto 50% está triste. A grande diferença é que hoje os 50% tristes levantaram cedo para trabalhar para sustentar os 50% que estão felizes." Um grande abraço, adoro seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Menina...eu sei que seu texto muito bem escrito está perfeito, mas salivei olhando para sua mesa e aquela tábua de frios que amo!!!! E ainda com cervejinha!!! Mais perfeito ainda!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  7. Posso sentar para almoçar? É isso que me apetecia ao ver essa bela mesa, beijo amiga

    ResponderExcluir
  8. Deu agua na boca este pão caseiro eesta carne,que delícia Anaja,so vc mesmo pra me fazer isso.
    E quanto as eleições,o melhor é a gente esqucer,e bora com a vida,porque essa sim é bos e continua pra nós.
    bjs!

    ResponderExcluir
  9. He leído mucho de las agresiones que hubo en la campaña, pero espero lo mejor para tu país. Además, con ese pan hecho en casa, seguro que todo sabe mejor.

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga, adorei ler o seu artigo pois havia algumas realidades que desconhecia (aqui em Portugal não ouvi falar) no que respeita à separação dos estados!
    O futuro só Deus sabe como vai ser! Por aqui não vai muito melhor!
    Adorei sua mesa! Posso sentar?
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Amiga, cheguei a conclusão que esse ditado é muito certo mesmo "Cada povo tem o governo que merece". Infelizmente fazemos parte desse "POVO".
    Isso é Brasil!
    Concordo plenamente com que a tua leitora anônima disse:
    Hoje os 50% que ficaram tristes levantaram cedo e foram trabalhar p/ sustentar os 50% que estão felizes. Fazer caridade com o dinheiro alheio é muito fácil não é?
    Agora vamos falar de coisas boas, tipo essa mesa deliciosa kkkk
    Os pães são caseiros ou comprados?
    A cuca (é cuca né?) quem fez vc ou a Alana?
    O Alfredo? Não acredito kkkkkkkk
    Tudo delicioso mesmo...
    Bjsssss p/essa família linda e uma semana abençoada p/vs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dinha,
      os pães são caseiro feito por mim, e a cuca é a mesma massa de pão com farofa por cima. Alfredo só faz churrasco. hahaha
      Bjos

      Excluir
  13. Por vezes "perco" muito tempo nas noticias logo pela manha. Disse por vezes para nao parecer maniaco, sendo certo que o mundo gira em volta delas. As noticias. Outrora me encantei com Lula, quase me revia a lutar ao lado dos meus pelo que tinham direito. Depois vi na vida real, a outra parte da sociedade, escalonada pra quem escolhido a dedo, mandava e o outro calava.
    Infelizmente nada prevejo de bom (que tem este portuga a ver...). a margem foi minuscula, ensombrada por suspeitas.mas houve democracia, apesar da obrigacao do voto.
    Agora minha amiga, o que antevejo sim, o iniciar de movimentos separatistas de independencia que vao alastrando e sendo o Brasil tao igual e ao mesmo tempo diferente...e enorme, tal ira acontecer.
    Beijos e abracos

    ResponderExcluir
  14. amiga passei so para dar um beijinho e tudo de bom para voce e os seus uma feliz semana

    ResponderExcluir
  15. Dearest Anajá,
    This is such a true and very sad truth, not only for your country but also ours... Redistribution of wealth and at what cost? My health care cost is now almost doubled thanks to Obama with his idiotic plan. Handing out things for free and that's exactly how they earn their votes! Honest, hard working people have to make do with less.
    Your table looks very inviting and really delicious. Enjoy the many good things of life and let's all pray for a better future!
    Hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  16. Oi Anajá! (não sei porque a chamo de Inajá)

    Eu...
    Vejo tudo como uma questão de democracia. Sejam as escolhas boas ou más.
    É fato que nosso país precisa de mudanças, mudanças profundas. Isto aqui está um caos faz tempo.
    Porém, o que achei um tremendo absurdo foi a prática da Xenofobia, ou seja, a aversão de pessoas de outras culturas, povos.
    Neste caso, direcionado aos nordestinos. Onde está a tão famosa Democracia?
    Xenofobia...
    Um sentimento feio e mesquinho que aflorou em nosso povo por conta do resultado da última eleição.
    Eu...
    Nasci e resido em um estado rico, São Paulo. Minha cidade é uma das maiores do estado.
    Não conheci a fome de perto, graças a Deus. Mas sei o que é isso, por causa de minhas viagens turísticas ao Nordeste.
    Uma pobreza diferente do meu estado que, apesar de rico, distribui de maneira desigual o que produz.
    Tenho certeza que muitos daqueles que recebem o Bolsa Família precisam de verdade. Porque nenhum governo investiu no Nordeste.
    Terra dos excluídos em todos os sentidos.
    Na verdade, a culpa não é a Bolsa Família, mas como ela é distribuida, ou seja, sem controle e fiscalização.
    Por outro lado, muitos também pedem honestidade, mas nem todos são honestos. Muitos pedem mudanças, mas nem todos mudam. Pedem direito, mas nem todos dão o direito aos outros.
    Há quem vote na beleza do candidato, acredite!
    Penso que o Brasil deve-se unir e não separar. Não estamos preparados para isso.
    Eleição 2014...
    Debates sem propostas sérias, ataques mil, escândalos presentes e injustiças passadas cometidas por ambos partidos, mesmo assim,
    nada, mas nada me chocou tanto quanto uma só coisa: as ideias xenófobas cultivadas por muitos brasileiros.
    Isto mostra que ainda há muitas coisas para o povo brasileiro aprender, penso eu.
    Uma delas é a conscientização dos problemas existentes nos demais estados. Porque tudo está interligado e funciona como o efeito dominó.
    Penso que os mais "abastados" deveriam parar de olhar o próprio umbigo e visualizar dos seus irmãos, aqueles que moram em estados paupérrimos.
    Porque lá também existem pessoas trabalhadoras e honestas, como já pude comprovar.
    Senhorinhas sofridas que passam o dia inteiro debaixo do sol das dunas, vendendo artesanato e doces caseiros aos turistas, pescadores que labutam diariamente para sustentar a família, porque não dá para viver somente com o Bolsa Família.
    Fiquei muito triste com o que veio à tona, sabe? Pior do que os escândalos foram as ideias xenófobas, propagadas abertamente.
    Por isso é que sempre digo: O Brasil é um país racista e preconceituoso!
    Só me resta rezar para que esse tipo de mentalidade tacanha, evolua.
    Caso contrário, eu não espero maiores mudanças em um país, cujo povo pisa nos seus sem dó nem piedade.
    Ah, sua mesa está deliciosa! Bom apetite!

    Linda semana!

    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, nos unir e cobrar um país melhor é uma ótima solução.
      Bjos tenha um ótimo dia.

      Excluir
  17. Querida, que mesa linda, parabéns.

    Bom, nós estamos felizes. Esse foi o único governo que nos deu marcos legais, que cumpriu metas humanitárias, que respeitou as leis para as mulheres, que aplacou e penalizou o racismo. Não está perfeito, falta muito, mas não será com xenofobia e escândalos falsos que isso vai acontecer. Os contra cheques e os votos de Minas Gerais provaram isso.
    Espero que todos nós, possamos refletir sobre separatismo, sobre xenofobia, racismo e cultura. Espero que os mais de 40 milhões que sairam da linha da pobreza sejam enxergados por aqueles que durante anos, esconderam a nossa realidade debaixo do tapete.

    bjs nossos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz deles terem feito algo bom para seu povo. Mas o problema maior é nós mesmos que esperamos de braços cruzados que as coisas caiam em nossas mãos, temos que lutar pelos nosso direitos.
      Obrigada pela visita. Tenha uma ótima semana.

      Excluir
  18. Para nosotras mejor no hablar de política,nuestro pais va de mal en peor a causa de la corrupción de la clase política!
    Preferimos hablar de tu espléndida mesa,donde todo es armonioso y bello!
    Besos de las dos

    ResponderExcluir
  19. Ao contrário do que afirma Dilma, o Brasil ficou claramente dividido, partido ao meio, após a realização destas eleições.

    ResponderExcluir
  20. A 50 anos,meu pai já falava em separar norte e sul. Felizmente não vai acontecer,mas tem momentos que dá vontade de sair por aí,fazendo campanha. Fazer cortesia com o chapéu alheio,é muito cômodo.Parabéns por manifestar sua indignação. Me convida para essa mesa?Bjo

    ResponderExcluir
  21. É, quando eu estuda isso na escola, jamais pensei que alguem ia achar uma possibilidade nos dias de hoje. Pra mim, foi uma vergonha, um pais que lutou tanto , foi as ruas, por causa de "0,20" como símbolo, reeleger a corrupção, provada e escancarada, uma verdadeira falcatrua. Decepcionada viu.

    Linda terça pra você

    Bjus

    Lih

    ResponderExcluir
  22. Oi Anajá,
    Tb estou revoltadíssima, mas acho melhor me calar, pois mantenho o blog apolítico e laico, para que todos possam sentir bem lá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Amo seu blog, sua percepção de mundo, natureza e a forma como nos apresenta a realidade que lhe acompanha, por isso tomei a liberdade de deixar o meu desabafo...
    Sou da parte do norte, dos ditos menos esclarecidos e de parcos conhecimentos...
    infelizmente por onde tenho andado nessa semana, a idéia que nós a outra metade somos os menos instruídos, somos os verdadeiramente beneficiados vem se alastrando naqueles que se acham o centro do que é o verdadeiro Brasil..
    Sou do Norte sim e batalhei imensamente para conquistar o meu espaço , os meus objetivos e alcançar a meta que me propus e ao contrário de que falam nas redes não foi pelo assistencialismo que recebi(afinal de contas nunca recebi nenhum tipo de bolsa de nossos governantes), foi pelo meu empenho e vontade em fazer a diferença no nosso lindo e gd Brasil que cheguei aonde me propus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A culpa não é do povo do Norte, a culpa é de todos nós que deixamos nosso país chegar neste loucura atual, povo unido conseguem tudo. Obrigada pela visita.
      Tenha um ótimo dia.

      Excluir
  24. Se cada pessoa fizer sua parte, sem ódio, egoismo e preconceito o mundo será infinitamente melhor. Parabéns Nadja pelo seu comentário lúcido, brilhante e perfeito. Bjs e linda semana a todos.

    ResponderExcluir
  25. Anajá querida, eu entendo muito bem sua indignação, por mim o pt já seria extinto, mas algumas pessoas preferem viver sob o domínio de um governo assim. Sou mineira e moro no Espirito Santo, e não concordo com muitas coisa que fazem por aqui, políticos que se beneficia da ignorância do povo e assim vão caminhando a passos largos e nosso país sendo deteriorado com tanta corrupção e companhia ilimitada. Perdemos a oportunidade de poder mudar, agora é esperar e ver o que continuarão a fazer com o Brasil.
    Conheço um pouco da história de sua região, sem que pensa diferente do resto do país, marido já esteve em Caxias do Sul, onde mora nossos amigos, e outras cidades do rio Grande do Sul, ele se identificou muito com a região e trouxe bons pensamentos sobre vocês. Espero um dia poder conhecer sua região.
    Querida, só tenho uma coisa a lhe dizer, Que Deus nos ajude e mude a história do nosso país.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Anajá, respeito e concordo com a sua indignação, estamos divididos sim e, muito indignados com as políticas adotadas pelo governo petista. Infelizmente, ao invés de usar investimentos que beneficie a região como um todo, mantém a população amarrada a um cartão, assim conseguem a vantagem na hora da eleição. Sempre vivi em São Paulo, nós estamos sobrecarregados de impostos, o desemprego nos aflige, nosso estado, por si, também poderia sobreviver, se a nossa fatia para a caixinha dos corruptos não fosse tão onerosa. O nosso estado mantinha indústrias e muitas ofertas de emprego, a partir dos movimentos grevistas, as indústrias saíram, outras faliram e os empregos sumiram. O PT é um atraso para o país. Ainda fomos obrigados a ouvir as gracinhas da Presidente, com relação ao problema da água em São Paulo, só para angariar mais votos por aqui.
    Quanto ao sul, sinceramente, admiro esse povo valente e ousado que consegue até hoje, manter tradições, costumes e esse espírito participativo e unido.
    Precisamos sim, refletir melhor sobre este momento que estamos vivendo, do contrário o Brasil, não terá mais jeito.
    Sinceramente, que Deus nos ajude e não nos abandone.
    Mas Anajá a sua mesa arrasou e a todos salivou, senti como que o convite para sentar, que a conversa vai continuar.
    Agradeço, amo estar aqui, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  27. sou nordestino e votei no aécio , mais vi muitas pessoas que diziam que queriam mudança e não votaram , preferirami ir para praia, achei o partido do aécio muito fraco em minas , lá a militantancia petista fez sua parte , se nesses estados do sul e sudeste em que o aécio ganhou tivesse tivesse uma maioria de 78% como foi em alguns estados do nordeste com certeza ele teria levado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 30 milhões de brasileiros não compareceram para votas 8 milhões votarão nulos e brancos, um absurdo.

      Excluir
  28. Anajá, aqui em Curitiba (72% dos votos para Aécio) essa inclinação pelo separatismo ressurgiu logo após o resultado da eleição. Ao contrário do que o PT prega, não é por racismo, preconceito ou golpe "dazelite". Mas nossas visões são muito diferentes e há um sentimento de insatisfação gigantesco.
    Como disse Kennedy em um de seus discursos, "Não pergunte o que o seu país pode fazer por você; pergunte o que você pode fazer pelo seu país". E aqui, infelizmente, a maioria esperar só receber benefícios sem fazer nada. E pior, a população ainda é encorajada pelo nosso ex-presidente a se dividir, "nós e eles", que descaradamente passa a idéia de que a população do sul e sudeste é rica e egoísta, ao invés de gente que trabalha (e muito) para pagar seus impostos.
    O povo reclama, mas a única chance que temos de mudar, pelo voto, foi desperdiçada. Estou de luto.

    ResponderExcluir
  29. Na minha humilde opinião quem votou na Dilma foram os da bolsa família e os muitos ricos. Um porque se conforma com as migalhas a eles distribuídas, os outros com os milhões e pela mesma razão ou seja os milhões a eles distribuídos, não interessando se são do norte, sudeste, centro oeste, sul ou nordeste. Só sei que serão 4 longos anos...

    ResponderExcluir
  30. Eu leio seu blog a algum tempo mas nunca comentei aqui mas hoje eu gostaria de expressar minha opinião a respeito desse ataque contra o povo do norte e nordeste vindo de alguns sulistas.Pra que esse ataque e preconceito gratuito contra o povo do norte e nordeste?Pra quer essa ignorância de achar que os problemas sociais do Brasil é culpa do povo do nordeste????Eu li muitos ataques na internet de preconceito, ódio e a discriminação contra o norte e nordeste e pra mim isso é mais podre e nojento do que a Dilma ganha as eleições!!!O problema do Brasil não é culpa do bolsa familia ou do norte e nordeste mas do povo brasileiro em geral que vende os votos, usa o jeitinho brasileiro pra ganhar vantagem em cima dos outros,furar fila, não respeita as pessoas, joga lixos nas ruas , agir com preconceito contra sua própria gente .Pra quer querer dividir o Brasil, pra quer se acharem os donos da nobreza agindo de forma preconceituosa , deselegante , podre esquecendo esses mesmo que a causa de seus descendentes imigrarem para o Brasil foram por causa do problemas sociais que ocorriam na Europa naquele tempo.Vergonhoso é atacar as pessoas sendo essas mesmas brasileiro e brasileiras com racismo ,ódio e preconceito!

    ResponderExcluir
  31. Corrigindo :ganhar,fura ,brasileiros

    ResponderExcluir
  32. É decepcionante, Anajá! Foi tanto terrorismo petista, usando e manobrando povo ignorante e passivo a permanecer no mesmo status quo! Dilma teve votos no país todo, mas contrariando o comentário anônimo (que não deveria nem ter resposta, por não mostrar a cara!), sua grande maioria foi em Norte e Nordeste, e no Sudeste, temos uma região paupérrima em MG e SP tem muito nordestino migrante. Infelizmente, os empresários (pequenos ou grandes, rurais ou urbanos) carregam o país nas costas com altos impostos! Sustentam o governo inchado de funcionários (e onde há muita, muita corrupção, em todos os escalões!) e os bolsas de tudo (família, gás, preso...). Vi muito funcionário público votando na Dilma, pois pra eles, não faz diferença. Vi muitos revoltados contra a grande imprensa votando também, pq odeiam Globo, jornais de renome, pois mostrando ascenção do Aécio. Acho que ele podia não ser a melhor opção, mas a única nesse momento! Infelizmente, morremos na praia e vamos amargar mais 4 anos de roubalheira! bjs

    ResponderExcluir
  33. Teresa aqui no blog não tem nem um requisito pedido ao leitor pra mostrar a cara aliás tem a opção de se comentar anonimo.Se vc tem necessidade que eu mostre minha cara no blog que não é seu posso fazer isso já que vc falou que meu comentário não merece resposta então pra quer se preocupar com minha cara . Eu leio esse blog a anos porque gosto da vida simples no campo e nunca comentei aqui mais achei o debate interessante sobre a questão politica mas se vc ter necessidade de mandar na opinião dos outros passe bem e tenha um bom dia.
    anonimo - Dani

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.