Bom dia!! Tenho passado muito tempo no jardim apreciando a bela natureza e noto que a presença das plantas na casa tem o poder de filtrar as energias e potencializar boas vibrações. As ervas medicinais fazem isso e ainda atuam sobre os órgãos, ajudando a reforçar a vitalidade dos moradores", explica Máximo Ghirello, fitoterapeuta e consultor de Feng Shui da Escola da Bússola, a técnica chinesa de harmonização que usa os pontos cardeais para traçar os caminhos da energia ch'i.
Ghirello realizou uma pesquisa que reúne os conhecimentos do Feng Shui, da tradicional medicina chinesa e da fitoterapia - estudo das plantas medicinais que atuam na saúde e nas emoções. Por exemplo: se a pessoa quer fortalecer a área dos Relacionamentos, o jardim deve ficar na direção sudoeste, pois para a Escola da Bússola essa direção está associada ao elemento terra, que, por sua vez, na medicina chinesa, está relacionado ao estômago, ao pâncreas e às preocupações. Então, Ghirello selecionou ervas que atuam nesses órgãos: camomila, erva-doce, melissa.
Para fazer um jardim de acordo com o Feng Shui, é preciso primeiro definir qual direção está precisando ser ativada e localizar os pontos cardeais. Com a mão direita voltada para o sol nascente e a esquerda para o poente, a frente para o norte e as costas para o sul, é possível identificar as oito direções correspondentes às oito áreas de interesse da vida: norte, Trabalho; nordeste, Espiritualidade; leste, Família e Saúde; sudeste, Prosperidade; sul, Sucesso; sudoeste, Relacionamentos; oeste, Criatividade; e noroeste, Amigos.
Faça seu canteiro
A direção leste é a mais indicada para ter um jardim com ervas, pois está associada à boa saúde, o que favorece todos os moradores. Você pode plantar ervas em uma caixa de madeira (35 x 50 x 30 cm) ou num canteiro com orifícios bem abertos. Cubra o fundo com pedras. Coloque a mistura de terra, areia, húmus e esterco (1kg e 1/2 de cada material). Plante as mudas. Espere três meses para fazer a primeira colheita, cortando os ramos com uma tesoura - não tire mais de 1/3 da planta.
No jardim
Se tiver uma área fora da casa, verifique a localização dos pontos cardeais no terreno. "A direção leste e a sudeste são favoráveis, pois estão associadas ao elemento madeira, à prosperidade, à saúde e aos relacionamentos", recomenda o especialista Ghirello. Dentro do espaço delimitado, verifique novamente os pontos cardeais para a nova divisão das oito áreas. Então plante as ervas de acordo com áreas correspondentes (veja informações junto às fotos). O mesmo pode ser feito na frente da casa, pois o jardim acolhe quem chega e filtra as energias de fora. O caminho até a entrada deve ser sinuoso. "Essas curvas facilitam o caminho do ch'i", afirma Ghirello. Antes de colocar a mão na massa, não esqueça que as ervas medicinais precisam de alguns cuidados para estar sempre viçosas: rega diária, sol direto no mínimo durante quatro horas por dia, proximidade com portas e janelas para permitir que a energia vital entre na casa e pouco vento.
http://www.portaltudoaqui.com.br/L_noticias.php?cod_not=1025
http://afroumbandista.spaceblog.com.br/1320805/Ervas-da-harmonia/
Tenha um dia Feliz.
Anajá Schmitz