quarta-feira, 10 de julho de 2013

Uma pausa em minha vida de campo

Bom dia queridos (as) amigas(os), vou fazer um repouso para curar esse resfriado. To feia de vida. Gente! Que horror essa gripe, fazia muitos anos que não ficava assim. Voltarei assim que estiver melhor, beijos a todos e tenham uma semana maravilhosa.


Chá de limão e mel
água quente
01 colher de sopa de mel
suco de 01 limão
esse chá faz milagre, cessa a tosse e dá energia.





Tenham um iluminado dia...
 Anajá Schmitz


terça-feira, 9 de julho de 2013

Vento Minuano




Vento minuano, também conhecido simplesmente como minuano é o nome dado à corrente de ar que temos cá para o lado do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. É um vento frio de origem polar (massa de ar polar atlântica), de orientação sudoeste, algumas vezes também classificado como cortante. Ocorre após a passagem das frentes frias de outono e inverno, geralmente depois das chuvas.
Seu nome deriva dos Minuano, um grupo indígena que habitava os campos no sul do estado do Rio Grande do Sul. Esse vento inspirou muitos poeta em suas poesias e composições. 

O minuano, para quem não é do sul, trata-se de um vento contínuo, sudoeste,  que varre as coxilhas. Muito comum no inverno dos gaúchos, também sopra para esfriar argentinos e uruguaios. O vento “congela os ossos”, produz uma sensação térmica terrível. Impetuoso, entra pelas frestas das janelas e portas fechadas.

Mas, como diz o poeta, "o  minuano vai correndo doidamente, e o próprio frio aquece o coração da gente". Ouçam a linda canção interpretada por José Cláudio Machado.

Essa música me traz muitas lembranças, foi no ano de 1982, ano que vim para Porto Alegre estudar. Época dos grandes festivais da musica nativista gaucha.  

José Claudio Machado e Joca Martins, cantam uma maravilhosa musica, Pedro Guara, nessa composição sentimos o arrepiar do vento minuano. Gosto muito dessas duas interpretações, me diga, qual delas vocês acham que tem mais emoção?



Fonte de imagem e pesquisa:
http://andesobrealmofadas.wordpress.com/category/viagem-na-bagagem/


Tenham um iluminado dia...
 Anajá Schmitz

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mais uma exagerância de Domingo


Aos finais de semana, a cozinha fica ao encargo dos homens da casa, meu filho faz churrasco desde os 5 anos de idade, meu sogro fez uma churrasqueira de lata e nesta churrasqueira ele fazia os aperitivos e nos servia antes do almoço.
Aos Domingos é sagrado nossa reunião ao redor do fogo para assar nossa carne. E junto com  a carne não pode faltar na mesa, a famosa salada de batata, a farofa, o aipim frito e a batata doce cozida. A batata doce é uma ótima acompanhante para a carne gorda, que tem a minha preferencia.




Ao passar os espetos cheio de deliciosa carne assada, os animais ficam só exalando o maravilhoso aroma.


















Tenham um ótimo dia...
 Anajá Schmitz