sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Memórias de um doble chapa XIII


O rádio Tele união, enorme em sua caixa de madeira, passou a ter o devotamento da família Cordeiro. Ao meio dia era RELIGIOSO ligá-lo no ritual de escutar as notícias.
As notícias eram deste tipo: Atenção Sr. Tal no rincão tal, esperar-me na parada do ônibus amanhã as 10:00. O patrão pedindo que encerre os animais de tal campo que tal dia irá vacina-los. Enfim a RADIO CULTURA de SANTANA DE LIVRAMENTO demorava-se um tempão dando recados dos que moravam ou se encontravam na cidade para os campônios. Com isso os “bocas sujas” faziam piadas a respeito, do tipo: - O Capataz foi para a cidade tentar negociar um cavalo reprodutor e mandou o seguinte recado para a viúva fazendeira que morava na fazenda: Atenção viúva fulana, na fazenda tal, “informo que o negócio do cavalo está duro, (difícil) mas está (propício) para a senhora”.


Na próxima sexta-feira, segue mais recordações de um doble chapa.


                                                             Escrito por Nelcy Cordeiro



quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Receita da Pizza



Bom dia! Que vergonha! Esqueci de colocar a receita da pizza. São as loucuras da vida moderna. Nós moramos numa chácara mas todos os dias vamos para a cidade pois a família toda trabalha lá. Aos finais de semana que curtimos na plenitude nosso paraíso. Nesse vai e vem, quando chegamos em cada a noite, faço sempre um lanche ou uma canja. Essa pizza é rápida de fazer e não dá muito trabalho. 

              Pizza Ligeira
Forre uma forma com pão de sanduíche. Coloque uma fina camada de molho de tomate pronto. Por cima desse molho, coloque queijo de sua preferencia. Esse é queijo colonial ralado e por ultimo tiras finas de copa. Sem esquecer de colocar orégano e muito azeito de oliva. Leve ao forno até dourar  a copa. É deliciosa mas acaba com a dieta. ahahah





Até a próxima se Deus quiser...

 Anajá Schmitz

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Nos despedindo do inverno

Inverno. Tempo de muitas frutas. Quem não degustou uma laranja ao sol da tarde. Quando olho para pé carregado de laranjas, logo me vem a memória o tempo passado em Solidão. Um tempo cheio de ricas lembranças. 










Até a próxima se Deus quiser...

 Anajá Schmitz


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Tramandai


Essa cidade litorânea é vizinha de minha cidade, Osório. São 22 quilômetros de distância. Ao entardecer sempre pegamos nossas tarrafas e caniços de pesca e vamos pescar na ponte que faz divisa com Tramandaí e Imbé. Não é história de pescador, tem imagens para mostrar a baita pescaria que se faz. Usamos muito a tarrafa. Um tempo atrás meu filho tinha uns doze anos de idade. Os homens resolveram pescar de tarrafa e levaram ele junto. Ele era um menino muito inquieto. Alfredo deu uma tarrafa para ele brincar, ele nem sabia atirar. Ele atirou a tarrafa fechada em oito como dizem por aqui. Gente do céu. Pegou oito tainhas enormes. Quase que me afogam o guri, começaram a tirar tarrafa em cima do guri para também pegar os peixes. Foi uma loucura. Ninguém acreditava que ele pudesse pegar tantos peixes. Não tinha nem força para tirar os peixes da água. Isso não é história de pescador, Xico! 




















Até a próxima se Deus quiser...

 Anajá Schmitz