Quando morava em Solidão no meu tempo de criança, eu brincava com um tipo de planta parecido com couve flor. Meu pai nos assustava, dizendo que aquela era uma planta perigosa. Nunca aconteceu nada conosco. Mas os mais antigos diziam que se o gado comesse essa planta morreria. Por isso eu nunca tive muito gosto pela couve flor. Entretanto, era a salada preferida do veio Mingueira, meu pai.
Olhando a mesa posta, dá para ver que sou fã das panelas de ferro. Dizem por ai que é uma das melhores opções para cozinhar os alimentos. Todavia são muito mais pesadas, não deformam com o calor e conservam melhor os alimentos durante o preparo, resultando em mais sabor e economia no gás. A panela pode liberar resíduos de ferro nos ingredientes cozidos, o que a torna interessante para os vegetarianos, que podem se prevenir da anemia provocada pela deficiência do mineral, comum nas pessoas que não comem carne. Mas esse tipo pede cuidados extras na higienização. Após a lavagem, é importante enxugá-la bem e guardá-la untada com óleo para evitar que enferruje ou somente secar no fogo.
Couve Flor recheada
- 01 couve flor
- 100 gramas de presunto
- 200g de queijo mussarela;
- sal e tempero a gosto
- 01 caixa de creme de leite
Cozinhe a couve com flor com sal e inteira. Assim que estiver cozida coloque num refratário e entre os vão coloque o presunto e o queijo e por último uma camada de queijo e o creme de leite temperado com sal e temperos a gosto por cima, leve ao forno até gratinar.Coloquei um pouquinho de orégano e azeite de oliva. Servi com um arroz feito na panela de ferro.
Até a próxima se Deus quiser...