quinta-feira, 3 de abril de 2014

HISTÓRIA DO POVO CIGANO


Olá!  Hoje venho compartilhar uma paixão. O povo cigano. Sempre me identifiquei muito com eles, com seu jeito de vestir, morar e falar. Comprei um livro sobre um romance cigano. Em que narrava histórias maravilhosa sobre a cultura cigana, uma que mais me chamou atenção foi :

  •  todos os povos tem escritas falando de como surgiu se povo, mas os ciganos como não tinham dinheiro escreviam no repolho, até que um dia veio um burro e comeu o repolho, por isso que não há nada escrito sobre sua origem.

                                                
ORIGEM

        Há muita controvérsia a respeito da verdadeira origem do povo cigano. Segundo uns seriam eles originários da Índia, outros atribuem sua origem ao Egito; ainda há aqueles que afirmam serem eles descendentes de Caim.
        Na verdade torna-se bastante difícil estabelecer com certeza sua origem, pois trata-se de um povo que além de não possuir linguagem escrita, o que permitiria que ficasse gravada de alguma forma sua verdadeira história, mas também pela maneira como foram perseguidos através dos tempos , é fácil compreendermos que eles tenham procurado envolver-se em um clima de mistério, até  por uma simples  questão de sobrevivência. Levando-se em consideração também que suas atividades muitas vezes os levavam a trabalhar com magia, nada mais atrativo para despertar  a imaginação do povo do que esta aura de mistério que os envolvia e ainda envolve até os dias de hoje.
TRIBOS (CLÃS)

        Na verdade, de concreto, sabemos que os Ciganos (ROM, o homem cigano; ROMLI, a mulher cigana) agrupam-se em 7 (sete) grupos ou famílias:

·        KALDERASH
·        MOLDOWAIA
·         SIBIAIA
·        RORARANÊ
·        HITALIHIÁ
·        MATHIWIA
·        KALÊ


HÁBITOS

A cultura Cigana nos oferece belos exemplos, que infelizmente a nossa cultura dos não ciganos (GAJE , homem não cigano; GAJI, mulher não cigana) parece ter esquecido nos atropelos da vida moderna. Dentre eles destaca-se o respeito e amor aos mais velhos, o amor e cuidados com as suas crianças, o sentimento de família. Para eles o velho representa a fonte de sabedoria e experiência que deve ser ouvida e acatada. A criança representa a possibilidade de continuidade, a certeza da preservação de sua cultura. Certamente não encontraremos um velho cigano em um asilo, nem tão pouco uma criança cigana em um orfanato, sequer abandonada pelas ruas. Uma cigana nunca pratica voluntariamente o aborto. O casamento para o Cigano representa a garantia da preservação. Um casamento entre o povo cigano é sempre muito comemorado, pois representa uma oportunidade de reunião e de alegria; não devemos esquecer que o cigano é acima de tudo um povo alegre, que gosta de dançar, de festejar. Geralmente). atribuímos ao povo cigano o Dom de ler a sorte através das cartas (cartomancia) ou da leitura das mãos (quiromancia),  mas eles são um povo com uma habilidade privilegiada para a música. Muitos músicos famosos eram ciganos.

Hal's Vardo exterior

Aqui no Brasil tivemos muitos ciganos que para cá vieram  no início da colonização e além de alegrarem a corte aqui instalada com sua música, também muito contribuíram para a nossa expansão territorial, participando das entradas e bandeiras que desbravaram nosso território. Não fossem eles nômades e andarilhos. Dizem que um de nossos presidentes, aliás aquele que nos tempos modernos mais se envolveu com o abrir estradas e conquistar  o nosso próprio espaço era de origem cigana.
Gypsy

     Antigamente os ciganos viviam sempre em barracas e viajavam em caravanas; atualmente muitos deles tornaram-se sedentários, talvez até pelas contingências da vida moderna, mas mesmos estes procuram de vez enquanto acampar, para de alguma forma preservar uma tradição.

Fonte de pesquisa:
http://kristina.no.comunidades.net/index.php?pagina=1804605949
http://gitanaamaya.blogspot.com.br/p/bandeira-do-povo-rom-gelem-gelem-hino.html
http://calinrayanaacartomante.arteblog.com.br/209469/HISTORIA-DO-POVO-CIGANO/



Até a próxima se Deus quiser...

 Anajá Schmitz

terça-feira, 1 de abril de 2014

Reforma


Olá! Hoje venho compartilhar minhas aventuras na pintura. Como em fevereiro ia receber a visita de uma pessoa muito especial "Adriana", quis caprichar e esperá-la com a casa cheirando a nova. Adorei a cor, esse marrom deu profundida e parece que deixou maior a peça.

























Até a próxima se Deus quiser...
 Anajá Schmitz

segunda-feira, 31 de março de 2014

Preconceito


Preconceito?!

Aqui em minha região ultimamente tem acorrido muitos rompantes de preconceito. Opa! Falei bobagem. Sempre houve casos de preconceito. Infelizmente!

Se vocês olharem para esta foto diria que sou o que? Branca, negra, cigana, indiana. Nem eu sei aonde me enquadrar. Mas na verdade sou Brasileira. Uma mistura várias raças.

 

 Quando era adolescente, fui para capital estudar e passei por uma situação que amim não me magoou, mas a meu pai e aos amigos que estavam comigo no momento, ficaram muito indignados:
  • Fomos numa tarde quente de verão a casa de uma colega de aula, ela nos convidou para tomar banho de piscina. Todas nós, alegremente chegamos na casa dela e quando a mãe da menina me viu disse: - todas entram, menos a mais preta. Coitadas das minhas amigas. Estraguei o divertimento delas. Todas se revoltaram e ninguém ficou na piscina. E eu que estava morrendo de medo daquela piscina. 
Outro dia veio-me uma ideia. Já que sou negra e sofro preconceitos, vou pedir uma bolsa de estudo para estudantes negros. NÃO CONSEGUI,  porque segundo o avaliador do MEC não tenho feições de negro. Meus Deus. Onde me encaixo. Que discriminação. Não sou nada! Nem negra , nem branca...


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPFLmUxB6dTN0YVOEiPJsKZ4YfY5OS7lv1src4xYiVStfHUkqSU9mgKkXr1n5SO0Ue660z3mQzL40xndOk5LhiTOFz2HQ25HLq4MJmjliDiquBy2V6yqawTazae6hXPed4AvbbnsDW2jM/s400/preconceito.jpg
Fonte

Azar é não ter o amor de uma gato preto.



Até a próxima se Deus quiser...
 Anajá Schmitz