A Cidade de Caxias do Sul/RS é um pólo industrial, que cresce a cada dia. Um lugar cheio de boas oportunidades. Também conhecidas pelos deliciosos vinhos que produz. Por conseguinte tem a maior e mais bela festa da Uva.
Esta é a vinícola Tradição da família Sirtori. Eles fazem um vinho espetacular. Uma empresa familiar. É contagiante apreciar o empenho de toda família para produzir um vinho de qualidade. Cada ano eles encontram maior dificuldades para conseguir mão de obra. Em nossa visita vimos toneladas de uva se perdendo por falta de trabalhadores.
Em caxias em cada povoado encontramos lindas igrejas. Um povo muito espiritualizado. Essa igreja, ao lado da vinícola, foi construída por Joseph quando chegou ao Brasil. Depois de passar pelas atrocidades da guerra, ele quis fazer um espaço para paz e reflexão. Toda segunda-feira ele destinava seu tempo para construir este belo monumento e levou 10 anos para concluir.
O piso foi feito com barro e queimado no forno de fazer pão da família.
Me encantei pela chave da igreja.
A porta foi feita provisoriamente e continua até hoje.
Acordamos ao raiar do sol e saímos para apreciar as belezas da serra gaúcha.
Chegamos a grutinha, são 150 degraus para descer até o santuário. Aqui se realizam muitos casamentos. O seu Valdemar Sirtori, dono da vinícola, casou nesta grutinha. Ele conta alegremente que foi uma imposição de seu pai, se casasse ali ganharia casa montada. E eles retornaram 25 anos depois para renovar os votos de casamento.
Retornando feliz e com as energias renovadas.
Até a próxima se Deus quiser...
Anajá Schmitz