quinta-feira, 19 de julho de 2012

Um caldo pra espantar o frio




Aqui no Rio Grande do Sul temos um clima temperado e invernos frios e rigorosos, não é fácil para nós enfrentarmos essa estação fria. Além da blusa de lã, a lareira e o chimarrão, é preciso manter uma alimentação rica em calorias para dar coragem de enfrentar o frio intenso.


Quando se fala em comida gaúcha, sempre pensamos no tradicional churrasco, que é o prato típico mais famoso do estado, mas  não é somente churrasco e chimarrão. O arroz carreteiro também faz parte da cozinha do sul. O feijão mexido, quibebe e o puchero também fazem parte da tradição de comida do sul.
A gastronomia gaúcha também abre uma brecha para pratos à base da caça e animais de médio porte. Confira uma receita deliciosa da gastronomia gaúcha:

 O Puchero Gaúcho.

 Ingredientes: 
3 cebolas cortadas em pedaços grandes, 4 dentes de alho picados, 1/2 Kg de carne de peito bovino sem osso, 1/2 Kg de carne de peito bovino com osso, 2 batatas médias picadas, 2 batatas doces médias picada, 1/2 mandioca picada, 1/2 abóbora japonesa picada, 1/2 cenoura picada, 2 espigas de milho, 3 chuchus picados, 1/2 repolho picado, 2 maços de couve picada. 
Modo de Preparo: 
Coloque a cebola e o alho num caldeirão com água e assim que começar a ferver, acrescente a carne cortada em pedaços e cozinhe por 1 hora, deixando formar uma caldo grosso. Adicione os vegetais aos poucos, e deixe a couve para o fim. Quando todos os legumes estiverem cozidos, desligue o fogo e está pronto para servir.



Depois de nos aquecermos com esse gostoso puchero, ficamos com lindas imagens de casa feitas para o frio.














E com esse chocolate e um bolinho,  felicitamos todos os amigos e amigas que nos acompanham neste espaço.

Feliz dia do Amigo




Tenham um ótimo dia.
Anajá Schmitz


Um comentário:

  1. Aqui o clima é gostoso,podendo dizer que é até quente,mas estes dias estão bem frios,hoje pela manhã eram 5 graus,para nos é muito frio.Mas meu filho estuda em Curitiba fica morrendo de dó,mas ele gosta,bjo e tomara que voce esquente.

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.