sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ervas da harmonia



Bom dia!! Tenho passado muito tempo no jardim apreciando a bela natureza e noto que a presença das plantas na casa tem o poder de filtrar as energias e potencializar boas vibrações. As ervas medicinais fazem isso e ainda atuam sobre os órgãos, ajudando a reforçar a vitalidade dos moradores", explica Máximo Ghirello, fitoterapeuta e consultor de Feng Shui da Escola da Bússola, a técnica chinesa de harmonização que usa os pontos cardeais para traçar os caminhos da energia ch'i.

Ghirello realizou uma pesquisa que reúne os conhecimentos do Feng Shui, da tradicional medicina chinesa e da fitoterapia - estudo das plantas medicinais que atuam na saúde e nas emoções. Por exemplo: se a pessoa quer fortalecer a área dos Relacionamentos, o jardim deve ficar na direção sudoeste, pois para a Escola da Bússola essa direção está associada ao elemento terra, que, por sua vez, na medicina chinesa, está relacionado ao estômago, ao pâncreas e às preocupações. Então, Ghirello selecionou ervas que atuam nesses órgãos: camomila, erva-doce, melissa.
Para fazer um jardim de acordo com o Feng Shui, é preciso primeiro definir qual direção está precisando ser ativada e localizar os pontos cardeais. Com a mão direita voltada para o sol nascente e a esquerda para o poente, a frente para o norte e as costas para o sul, é possível identificar as oito direções correspondentes às oito áreas de interesse da vida: norte, Trabalho; nordeste, Espiritualidade; leste, Família e Saúde; sudeste, Prosperidade; sul, Sucesso; sudoeste, Relacionamentos; oeste, Criatividade; e noroeste, Amigos.

Faça seu canteiro
A direção leste é a mais indicada para ter um jardim com ervas, pois está associada à boa saúde, o que favorece todos os moradores. Você pode plantar ervas em uma caixa de madeira (35 x 50 x 30 cm) ou num canteiro com orifícios bem abertos. Cubra o fundo com pedras. Coloque a mistura de terra, areia, húmus e esterco (1kg e 1/2 de cada material). Plante as mudas. Espere três meses para fazer a primeira colheita, cortando os ramos com uma tesoura - não tire mais de 1/3 da planta.

No jardim
Se tiver uma área fora da casa, verifique a localização dos pontos cardeais no terreno. "A direção leste e a sudeste são favoráveis, pois estão associadas ao elemento madeira, à prosperidade, à saúde e aos relacionamentos", recomenda o especialista Ghirello. Dentro do espaço delimitado, verifique novamente os pontos cardeais para a nova divisão das oito áreas. Então plante as ervas de acordo com áreas correspondentes (veja informações junto às fotos). O mesmo pode ser feito na frente da casa, pois o jardim acolhe quem chega e filtra as energias de fora. O caminho até a entrada deve ser sinuoso. "Essas curvas facilitam o caminho do ch'i", afirma Ghirello. Antes de colocar a mão na massa, não esqueça que as ervas medicinais precisam de alguns cuidados para estar sempre viçosas: rega diária, sol direto no mínimo durante quatro horas por dia, proximidade com portas e janelas para permitir que a energia vital entre na casa e pouco vento.






http://www.cursosdemagia.com.br/ervas.htm
http://www.portaltudoaqui.com.br/L_noticias.php?cod_not=1025
http://afroumbandista.spaceblog.com.br/1320805/Ervas-da-harmonia/


Tenha um dia Feliz.
Anajá Schmitz


21 comentários:

  1. Adorei estas dicas, adoro plantas!! E que imagens!!

    Tenha um dia encantador!
    Beijos!!♥

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo! Adoro saber mais desse assunto, escorpiana curiosa, né?!Compartilhei no face...aliás amiga, me adiciona lá!
    Anajá, cores dão trabalho mesmo, por isso a necessidade de fazer muitos testes já que elas mudam muito conforme o local, iluminação, etc
    Eu também estou dando uma renovada nas coisas aqui de casa, final de ano dá uma vontade de deixar tudo bem lindo...neste final de semana vou para a máquina de costura fazer capas para almofadas.
    Bjos querida e um ótimo fim de semana.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  3. Oi Anajá,
    Obrigada pelas dicas! As imagens são tentadoras e incentiva muito a gente!
    Bom fim de semana
    Beijo,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. OLHA AMIGA VOU TE CONFESSAR,QUANDO RESOLVI SER EVANGELICA NO GABINETE COM O PASTOR,EU
    FALEI PARA ELE QUE ACREDITAVA MUITO NA ENERGIA DAS COISAS,PESSOAS DO FAMOSO MAL OLHADO
    ESSAS COISAS E QUE ACREDITAVA MUITO NA CULTURA ORIENTAL QUE SE FALAVA DE BOAS VIBRAÇÕES...SABE QUAL FOI A SUA REPOSTA ?!
    SIM , ISSO EXISTE E ESTÁ NO ANTIGO TESTAMENTO JÁ DIZENDO SOBRE O PODER DAS ENERGIAS.
    ENFIM DEUS SABE DE TUDO.
    AMIGA JÁ FIZ FENG SHUI NA MINHA CASA DO CHAPEU PRETO,te confesso que algumas coisas eu ainda mantenho outras não com por exemplo o LIMOEIRO , ele diz que é o melhor equilibrador de energia...até tem uma receitinha para purificação que ele me ensinou depois se quiser te passo...e não guardar nada quebrado,sem muito tempo de uso.acho que é só.
    mais enfim é verdade sim e temos que nos proteger.
    beijocas,fique bem.
    bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Que bonito ambiente para las hierbas......las perchas son muy peor que muy bonitas

    ResponderExcluir
  6. Oi Anajá!
    Ótimo post com muita informação bacana.
    Já passei ótimas situações por conta de decorações
    influenciadas pelo Feng Shui.
    Muito "cabelo em pé" rs para resolver algumas situações.
    Gosto de algumas coisas, mas não levo ao extremo.
    Até porque não gosto de algumas soluções que são sugeridas
    e sei que me sinto melhor da minha maneira.
    Acho que esse é o ponto de equilíbrio.
    Quanto as ervas, não sabia dessas informações!
    Esse é bem mais fácil de ser resolvido e feito! :)
    bjs, ótimo finde!

    Ah,só vou mexer na árvore no próximo feriado, ainda não terminei
    a guirlanda e os enfeites novos que vou colocar.
    Curiosa para ver a sua decoração :)

    ResponderExcluir
  7. Anajá,

    Eu acredito totalmente no poder das plantas! Elas não só filtram as energias e potencializam as boas vibrações como também têm o poder de cura, como é o caso de muitas delas, que são medicinais. Não bastasse isso, ainda embelezam e perfumam os ambientes, rsrs. As imagens são lindas!

    Beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Olá Anajá: ótimas dicas para se ter um bom sortido de ervas aromáticas sem muito esforço. Adoro ervas aromáticas e já vou tendo algumas em vasinhos na minha cozinha.
    Bjs e bom fim de semana
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Oi Anajá, muito bom o post. Fiquei aqui apontando a mão direita pro nascente e a esquerda pro poente, e pensando no lugar bom pra fazer um canteiro, e a minha funcionária entrou e decerto achou que eu estou ficando doida, rsrsrsrs! Espero em breve plantar meu jardim e um canteiro de ervas medicinais não pode faltar. Amei as dicas. Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Adorei ler o teu post.

    Uso e abuso de chá de ervas. Todos os dias bebo chá de camomila, melissa, cidreira ou menta.
    Estes são os que mais consumo, mas bebo qualquer um. Nunca me deu para os plantar.
    Deste-me uma ideia! Quem sabe?!

    Adorei as tuas fotos, principalmente a coroa de Natal!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adoro este assunto e sou fã...amei as fotos! Obrigada pelas palavras e dicas!
    Beijos e ótimo final de semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  12. Adoro chás Anajá, são eficientes, deliciosos, acalmam e me fazem muito bem. O post é excelente e perfeito para quem está começando a apreciar um bom chá. Beijos querida um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  13. Oi, Anajá
    Adorei este post tão instrutivo e inspirador.
    Realmente as plantas são excelentes companheiras e se cultivadas com estes cuidados certamente se tornam mais benéficas ainda!
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  14. Oi Anajá,

    adoro essas plantas que ajudam a gente a viver melhor.
    O cheiro, o sabor e a beleza delas nos fazem muito bem.
    Obrigada pelas dicas maravilhosas.

    Bejim e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  15. Olá! boas dicas , eu costumo plantar e ter essas ervas lá no mato...amo o cheirinho das ervas!
    bom final de semana! bjss

    ResponderExcluir
  16. Ohhh amiga
    Adora las hiervas quiero poner en mi patio trasero. Además me encanta cocinar con hierbas aromáticas. Me encanto su foto con las perchas lo encontré muy original
    Cariños

    ResponderExcluir
  17. I love this post,I have a aromatic plants in my balcony !! Happy weekend
    xx Vicky

    ResponderExcluir
  18. Oi Anajá.
    Um cantinho da casa com canteiros para estas ervas é perfeito. A dica é excelente.Quando tiver minha casa vou querer um.
    Seguindo seu blog, venha visitar o meu também.
    Beijinhos,
    Sah Errera
    http://sabrina-errera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga que lindo os posts que vc tem feito, adoro ervas, adoro jardim, beijo grande e quando quiser tomar um chimas, será muito bem vinda!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Anajá querida

    Adorei o post e todas as explicações. As fotos estão lindas demais.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  21. Que coisa mais linda esses 'petit buquets' de ervas pendurados nos cabides! Um charme! Tenho uma varanda pequena, aqui no ap, mas dou graças a Deus por ela! Tenho alguns vasos de plantas ornamentais, 1 vaso com manjericão e outro com tomilho. É uma alegria ir até minha varanda e colher estas 2 ervas para cozinhar! Beijos, Paula

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.