quarta-feira, 1 de abril de 2015

Semana santa, chá de marcela e muita história...

Olá queridos amigos e amigas. Hoje venho compartilhar nossa colheita de Marcela, eu chamo assim esse maravilhoso chá, que floresce todo ano na semana santa. Aqui em Solidão, temos a tradição de colher Macela/Marcela ao raiar do dia de sábado. Segundos os mais velhos, o chá vem abençoado e tem maior poder de cura. Antigamente em nossa casa, tudo era muito sagrado e respeitado. Na quinta-feira não se comia carne, somente peixe, pão e vinho. Esse jejum ia até sexta-feira. Meu pai, um viciado em churrasco, no sábado de Aleluia se acordava às quatro horas da manhã para carnear uma ovelha e fazer um delicioso churrasco. Mas voltamos aos dias santos, que era quinta e sexta. Nestes dias tudo era diferente. As imagens de santo era cobertas por panos brancos. Não se podia fazer arte e nenhuma brincadeira, também não apanhávamos da mamãe por que era dia santo. Nossos pais, falavam que não prestava desobedecer e criança respeita?  Nós cometíamos as mesmas artes dos dias comuns. Era os dias de maior bagunça e liberdade pra nós, mas na sábado a aleluia vinha de forma dolorosa. A cinta e o chinelo pegavam. Papai ainda brincava, perguntando como foi à aleluia. Nas reuniões familiares, esse é um tempo que relembramos com muita saudade.







Com esses ramos de marcela enfeitei a mesa do jantar de nossas bodas. Ao final do jantar os convidados levaram o chá para casa.





O buque de minhas bodas de perolas, também foi feito de marcela. Em breve mostrarei as fotos da cerimonia.

Até a próxima se Deus quiser...

 Anajá Schmitz

25 comentários:

  1. Que bonitos estos arreglos de Marcela!
    Quedan perfectos sobre las mesas!
    Feliz Semana Santa!
    Muchos besos

    ResponderExcluir
  2. Lindas recordações e Páscoa sem marcela pra mim, nunca foi Páscoa.Fica faltando o cheirinho! Feliz Páscoa pra ti e teus e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Amiga Ana, a natureza é uma dádiva divina. Teu testemunho levou-me à infância, uma volta de mais de cinquenta anos no tempo; no túnel do tempo!
    Um abraço. Tenhas uma linda páscoa.

    ResponderExcluir
  4. Anajá cada vez que recebemos sua postagem,
    ficamos admirada com tanta beleza, acho
    tão linda a tradição e os costumes que poucos
    ainda mantém. Além de ter a natureza tão
    linda, ainda preserva os hábitos da família.
    Obrigada pela partilha, tenha uma linda e
    santa Páscoa, que seja sempre abençoada,
    abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA, COLEGA ANAJÁ!
    ADORO O CHEIRINHO DA ERVA MARCELA. TRAVESSEIROS COM TAL FLOR, AUXILIAM NUM BOM SONO.
    MUITO LINDO O SEU BUQUÊ. UM MIMO, UAI! :)
    EI, MOÇA! VENHA VISITAR MEU BLOG.
    CONFIRA MINHA NOVA POSTAGEM EM "GAM DOLLS (2)". ESTÁ DUPLAMENTE FOFA!
    FICAREI FELIZ COM TEU COMENTÁRIO E SIMPÁTICA VISITINHA.
    TENHA UMA LINDA QUINTA E UM ÓTIMO FERIADÃO.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  6. Querida Anajá, lendo seu relato lembrei-me da minha infância que era mais ou menos igual, na parte religiosa era exatamente igual, pois meus pais eram muito religiosos. E lembro muito bem como doía as chineladas no sábados de aleluia. Adorei as fotos sempre tão lindas e inspiradoras. As mesas estão lindas. Vc está linda, depois quero ver mais fotos.Parabéns pelas bodas de pérolas. Que Deus continue abençoando essa linda união. Beijinhos, Feliz Páscoa pra vc e toda sua família.

    ResponderExcluir
  7. fiquei encantada com as fotos!!!!Que lindas!!!Parece que senti o cheirinho bom!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá ! Lendo seu post me lembrei da minha infância nesta época de semana santa.
    Meus pais também seguiam e seguem até hoje essas tradições de cobrir os santos ,fazer jejum e não comer carne.
    Também me lembro da minha mãe dizendo que neste dia não podíamos apanhar,brigar dizer palavras feias,ouvir música e muitas outras coisas. Ela dizia que estávamos de luto pela morte de jesus e que por isso não podíamos nos alegrar. Acho tudo isso muito bonito demonstra respeito e procuro passar na medida do possível para minha filha. Amiga tenha uma boa páscoa bjs.

    ResponderExcluir
  9. Anajá querida, que linda postagem!
    Conhecia a marcela mas não sabia desta lenda toda e da tradição. Amei conhecer...as fotos estão belíssimas! aproveitando, feliz páscoa, muita luz e paz no coração...bjs

    ResponderExcluir
  10. Anajá que maravilha!
    Histórias que nos enchem de alegria!
    A marcela é bem linda!
    bj e boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  11. Moça, ô moça! kkkkk Que bacana essa flor chamada Marcela, eu não conhecia não! Quer dizer que faz chá e os cambaus é? Oi que maravilha! kkkkk

    Anajá desejo-lhe e aos seus uma FELIZ PÁSCOA!

    O Sibarita

    ResponderExcluir
  12. No sabía que existía una hierba llamada marcela. A mi sobrina Marcela eso le va a encantar.

    ResponderExcluir
  13. Oi Anajá querida, vim lhe desejar uma Feliz Páscoa, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  14. Dearest Anajá,
    What lovely memories from your childhood from the Semana Santa.
    Lovely traditions and these vases look adorable on the tables.
    Sending you hugs and wishing you a Happy Easter.
    Mariette

    ResponderExcluir
  15. Isso é que é felicidade. Poder desfrutar dessas coisas tão simples e tão belas. Parabéns pela delicadeza com as flores!
    Estou passando p/desejar uma feliz Páscoa p/vcs
    Bjssss amiga
    Eu nunca vi "marcela", mas acho que fazem travesseiros com ela não é?

    ResponderExcluir
  16. Que bom, nunca vi tantas flores de marcela! Ficou muito lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Oi Anaja, é a Vi, eu não conhecia a macela, gostei de ver a foto, são lindas, e a decoração e você estavam maravilhosas.
    Aqui esse dia de sexta era igual ai, e no sábado era o dia de malhar o judas, ai de nós se fizéssemos traquinagem na sexta, quem apanhava no lugar do judas era a gente..kkkkkk
    Feliz pascoa, beijos,Vi

    ResponderExcluir
  18. Humn, posso sentir o cheirinho bom de macela, aqui, no outro lado do país. Em SP, um lugarzinho chamado Botujuru, uma vez colhi macelas com minha mãe, experiencia inesquecível. amei!

    ResponderExcluir
  19. Que lindo post, e que buquês maravilhosos, suas rmemórias são de todos nós, me fez voltar no tempo. A minha vó nos fazia jejuar e fazer penitencia pedindo alimento de casa em casa. morria de vergonha. Te desejo uma páscoa abençoada, cheia da presença de Cristo. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Anajá querida,
    Linda postagem,tudo certo e perfeito!Uma maravilhosa e abençoada páscoa
    com toda a familia.
    Beijo achocolatado

    ResponderExcluir
  21. oi Anajá!! parabéns pelas bodas! linda sua decoraçaõ! não conheço a marsela mas se eu encontrar por aqui vou experimentar.Te desejo tudo de perfeito!! bjsss

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelas bodas.

    Minha avó fazia chá de marcela e tomava um cálice após as refeições.

    Eu não gostava do sabor.

    Tenha uma bonita semana,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  23. Querida Anajá, que lugar lindo! Um presente de Deus.bjs

    ResponderExcluir
  24. Parabéns, estava tudo lindo!
    Faz tempo que não via ramos de Marcela.
    Felicidades em mais essa etapa de vida conjugal!

    Linda semana!

    Bjksss

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.