sexta-feira, 10 de agosto de 2018

A lenha chia


Aos finais de semana tenho tempo de fazer fogo e preparar nosso almoço. Nosso botijão de gás de 13 kg dura em media uns 6 meses. É uma baita economia. E lenha tem bastante, nas podas que fazemos, os galhos secos que caem e as pinhas que se amontoam em dias de vento minuano. Se gasta tão pouca lenha para fazer uma comida. Antigamente a vida era mas calma e vivida junto com os filhos e amigos. Se tinha tempo de curtir o chiar da chaleira. As 10 horas da manhã já se começava a fazer o almoço, pois a chapa do fogão estava quente desde as 6 horas das manhã. Meio dia em ponto era servido a farta mesa. E não se gerava lixo. Tudo era aproveitado. As embalagens de papel era usada para fazer o fogo. Os sacos plásticos era usado para guardar mantimentos e ficavam bem vedados. Hoje ao fim do dia me assusto com a quantidade de lixo que produzimos.


Paçoca de carne de porco
Assei um dia anterior uma carne de porco. A gordura e o tempero que sobrou na fôrma deram uma ótima farofa para companhar o feijão . 



Até a próxima se Deus quiser...


 Anajá Schmitz

24 comentários:

  1. Tao lundo esse fogo à lenha eca comida parece melhor!
    Como tu me preocupo com o lixo!!��.

    Bjs e aqui ta muiiiito frio!!! Chica

    ResponderExcluir
  2. É verdade Anajá! Antigamente agente degustava a vida sem pressas. Tanto lá em casa,como na fazenda de papai,tínhamos fogão à lenha. O dia começava com bananas assada ,café..cuscuz,requeijão frito,tudo feito sem pressas e com muito amor! Grata por reporta-me à minha infância. Bom fim de semana amiga,beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Hummmm, já vou avisando que quero essa paçoca quando for aí ok?
    Que fique registrado isso! kkkkkkkkkkk
    Que delícia heim amiga. No meu condomínio até tem um fogão a lenha, só não tem a lenha. Coisa de gente que nem se preocupa em conhecer a diferença entre o fogão a lenha (maravilhoso) e o fogão a gás.

    Bjssss p/todos amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  4. Comida a la leña... definitivamente, un sabor distinto. Delicioso.
    Y sí, es una barbaridad la basura que se produce en estos tiempos.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Nossa,lembrei da minha infância.Comida feita no fogão a lenha,tem coisa melhor.Com esse frio ajuda deixar o ambiente quentinho.
    Beijos,bom final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Tudo muito mais gostoso. :))


    Bjos
    Votos de uma noite feliz.

    ResponderExcluir
  7. Sabe tão bem a comida feita a lenha, relembro os meus tempos de criança em casa dos meus avôs.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  8. Outros tempos em que a reciclagem era feita no dia a dia...Nada de deitar fora, tudo era aproveitado...e bem !
    Beijocas e delicioso fim de semana ;)
    Anna

    ResponderExcluir
  9. A comida acaba por ter outro sabor!
    Gosto dos olhares ... bj

    ResponderExcluir
  10. Cozinhar a lenha faz-me lembrar a casa dos meus avós!
    O sabor é outro!

    Abriste-me o apetite.

    Amei as fotos.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Dearest Anajá,
    Sure times have changed a lot and we are almost forced to produce a lot of waste.
    But living frugal and considerate is always a good thing.
    Hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  12. Adoro comida feita em fogão de lenha.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  13. Que deliciia!!nada como la comida hecha así!!besos

    ResponderExcluir
  14. ESAS COCINAS SON GENIALES!!!
    Y ES CIERTO QUE HOY RECICLAMOS TODO Y SE TIENE QUE HACER MAS.
    YA LAS BOLSAS DE PLASTICO Y LAS BOTELLAS DE PLASTICO SON MALAS PARA LA SALUD Y UN MONTON DE BASURA.
    SE PUEDEN HACER MUCHAS COSAS SIN LLENAR EL MUNDO DE PORQUERIA.
    CHAUCITO

    ResponderExcluir
  15. Minha avó também cozinhou em madeira, sempre cheirava bem.

    ResponderExcluir
  16. Cara, paçoca de carne de porco
    ou de qualquer outro bicho é
    muito difícil de fazer. É mui-
    to trabalhoso, sabia? Mas deve
    ser uma delícia, pelo menos o
    pilão não me deixaria mentir.

    Beijos Anajá. Muitos.



    .

    ResponderExcluir
  17. Que delícia Anajá!

    Quase não tenho lenha....preciso comprar.

    Domingo dia dos pais meu marido pilotou uma feijoada branca no fogão de lenha!

    Tão bom! bjss

    ResponderExcluir
  18. Anajá, sua farofa alertou-me para um uso de fundo de carne de porco na assadeira, gerando um líquido delicioso! Farei mesmo com tu uma deliciosa farofa. Você tem, razão fui criada com fogão à lenha e era uma bênção! Aproveitava-se tudo mesmo! Naquele tempo, não havia saquinhos de plásticos, vinha em papel. Não havia desperdício! Amei seu post! Voltei à minha linda infância na casa de minha avó! Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Anajá, boa noite!
    Adorei o blog e o post, me fez lembrar de minha infância, família e muitas coisas alegres!
    Já seguindo aqui! Uma ótima semana pra vc!!
    Bjos,
    Lauren
    http://aprendendocommamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Amo seus posts Anajá!!! A comida parece muito apetitosa....

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Inajá, sua comida parece deliciosa, com o frio que tem feito, o fogão a lenha e ótimo, bjs

    ResponderExcluir
  22. Às 10h vovó chamava o pessoal na roça
    para almoçar. Às 16h o jantar era servido
    e eu, é claro, me enrolava todo com aquele
    horário que aos 12 anos de idade eu chamava
    de maluco.

    Beijos, Inajá. Amanhã estarei falando sério,
    na minha página. É verdade, pode crer.



    .

    ResponderExcluir
  23. Lindas fotos e um estilo de vida de dar inveja!

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.