quinta-feira, 16 de abril de 2020

lavanderia


Olá! Um novo dia inicia por aqui. Essa semana estamos tendo ventos fortes. Vento minuano. Meu pai sabia quando ia ventar, somente olhando o pôr do sol. Não sei de onde vinha tanta sabedoria. Hoje sinto falta dessas previsões. Datas e luas boa para o plantio. Uma vez peguei um pezinho de laranjeira e puxei da terra e veio com metade da raiz. Ele brigou comigo. Disse que eu matei o pé de laranjeira arrancando daquele jeito. Levei para casa e enterrei de qualquer jeito. Um tempo depois ele foi lá em casa e me perguntou pela muda de laranjeira. Mostrei para ele. Ele não acreditou que tinha pegado e estava linda, verde e vistosa. Aí todos queriam que eu fizesse mudas pois o pai disse que eu tinha mão boa. Assim ficou conhecida minha fama de mão boa para plantio. hahahah
Hoje mostro um pouquinho de nossa casa. A lavanderia e atelier.
Essa obra foi feita pelo Alfredo. Desde a casinha até as prateleiras para decoração. Essa parte de cima ele fez um lugar para guardar coisas em desuso.Adoro esse cantinho. Mas não vou a noite costurar, morro de medo da noite e da lua. Fica afastada da casa.





Compartilho um belo poema de Clarice Lispector

Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue; outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho... o de mais nada fazer.  

                                                                                                          
Até a próxima se deus quiser...
 Anajá Schmitz

20 comentários:

  1. Tão lindos os cantinhos e eu também se afastada da casa a pela é, teria medo à noite ... Que bom teres mão boa e a do teu marido Alfredo assim também é! Tantas coisas lindas ele faz! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Querida Anajá
    Muito gostei do texto de Clarice Lispector, que nos dá um óptimo conselho.
    Mas, apreciei por demais essa lavandaria e cantinho da costura: parabéns ao seu marido Alfredo, pois se a amiga tem mão boa para plantio , ele tem mão boa para bricolage, pois sabe fazer tudo e bem feito, com acabamento muito lindo.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  3. Querida Anajá,
    Prateleiras encantadoras e também a capa da máquina de costura é tão arrumada.
    Quanto ao meu posto, falaste em viajar. Esta foi a nossa mudança dos EUA para a Itália e os nossos pertences só chegaram daqui a 8 semanas devido a uma greve no porto. Não foi divertido. Lavar roupa na banheira e cozinhar com uma panela... Haha, nós conseguimos.
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  4. Casal prendado, gostei da casinha de costura, eu não tenho medo.
    Deve ser aconchegante.
    Tudo por aí é um a graça!

    Ventos fortes aqui também.

    um abraço!

    ResponderExcluir
  5. mas que bonito parabens ao teu marido que tem gosto e maos de fada sera que se diz assim? bem pelo menos sabe o que faz e é mt bonito o que faz olha eu tb tenho mao verde tudo que planto cresce so que este ano nao estou mt virada para isso pois esta tudo fechado nao se pode comprar terra nem sementes nada tanto que queria este ano pore legumes e nao vou poder fazer bem fica para o ano que vem se desus quizer amiga te desejo a ti e aos teus mta saude tudo de bom

    ResponderExcluir
  6. Me encanta ver cómo distribuyes todo con tanto color en tu casa. Hasta puedo "sentir" el olor a fresco.

    ResponderExcluir
  7. Olá Anajá! Uma casinha encantada. Muito capricho e tanta personalidade! Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Anajá,
    Eu amo vir aqui, me sinto
    visitando você e sua família.
    E realmente aconchegante.
    Bjins de sabado
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  9. Gostei de tudo o que vi e o que li. Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Tudo maravilhoso. Adoro esse estilo.
    O poema, excelente!
    Admiro imenso Clarice Lispecter.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  11. Oi, Anajá, já tinha pensado em ti e até deixei um ou dois comentários em posts anteriores, mas teu silêncio continuava, até k hoje apareceste. Andavas no mato, meio escondida. Fazes mto bem, sobretudo agora, devido à pandemia.

    Teu pai deve ter ficado feliz por tu teres boa mão para o plantio.
    Tua casinha é mesmo campestre e tens tudo a jeito.
    Gostei do poema de Clarice, embora um pouco pragmático. Nem sempre assim acontece.

    Beijos e vai aparecendo.

    ResponderExcluir
  12. Anajá, o blog da tua filha já não está ativo. Estive vendo agora.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite de paz, querida amiga Anajá!
    Um texto muito belo e o Amor é espontâneo demais. doa tudo e nada retém.
    A imagem da sua lavanderia é um encanto e dá vontade até de conhecer.
    Gosto muito de coisas rústicas.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  14. É sempre com gosto que visito o seu blog. Por vezes tenho a sensação de estar a dar um passeio pelo campo.
    Amar é dar e receber, sem imposições e com naturalidade e foi por isso, certamente, que tão bem se enraizou o seu pé de laranjeira.
    Tudo de bom
    Fraterno abraço poético
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  15. Lindo lugar da sua casa, ame seus retalhos.
    Obrigado por sua doce resposta à torta Barbie.

    ResponderExcluir
  16. Que aconchegante é seu lar, tudo muito lindo , adorei cada detalhe. Um lindo final de semana para vcs! Bjs

    ResponderExcluir
  17. m encanta cada rincón de tu casa.
    se respira tranquilidad, y todo arreglo con alegria y amor.

    cariños

    ResponderExcluir
  18. Meu pai era do campo e também sempre falava sobre o clima observando os ventos...
    Eu não sou boa em plantação. Lembro-me do meu pai arrancando mandioca que ele mesmo plantava em nosso quintal.
    Tem que ter sabedoria para todas as coisas.

    Gostei também do poema de Clarice.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.